Dinheiro

DINHEIRO ESQUECIDO EM BANCO: veja o passo a passo para resgatar valores, a partir de segunda-feira (7)

Neste primeiro momento, pessoas nascidas e empresas fundadas até o ano de 1968 podem consultar o dinheiro esquecido em banco

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 04/03/2022 às 16:37 | Atualizado em 04/03/2022 às 16:38
Notícia
Agência Brasil
A tabela de pagamento do INSS está disponível desde dezembro do ano passado e nela constam todas as datas de pagamento até o início de janeiro. - FOTO: Agência Brasil

Pessoas físicas e jurídicas poderão consultar e resgatar, a partir desta segunda-feira (7), o dinheiro esquecido em instituições financeiras. Para esta data, a consulta vai ocorrer para pessoas nascidas e empresas criadas até o ano de 1968.

Para ajudar às pessoas que têm direito a receber o saque, o Banco Central divulgou o passo a passo para a consulta do saldo. Confira:

Passo 1

Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br e verificar se está apto a receber

Passo 2

Faça login no site gov.br (nível ouro ou prata). Caso você não tenha conta neste nível, precisa fazer o cadastro ou aumentar o nível de segurança (para contas tipo bronze) no site ou no aplicativo gov.br. O Banco Central alerta para a necessidade de criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate.

Passo 3

Ler e aceitar o termo de responsabilidade

Passo 4

Consultar:

  • O valor a receber;
  • A instituição que deve devolver o valor;
  • A origem (tipo) do valor a receber;
  • Informações adicionais, quando necessário

Passo 5

Clique na opção indicada:

"Solicitar por aqui" é quando a instituição oferece a devolução do valor via PIX em até 12 dias úteis. Para isso, é preciso selecionar uma das chaves Pix e informar os dados pessoas e guardar o número de protocolo para entrar em contato com a instituição financeira, caso necessário.

"Solicitar via instituição" significa que a instituição não oferece a opção por Pix. Desse modo, será preciso entrar em contato, pelo telefone ou e-mail informado, para combinar como vai ser feita a devolução do valor.

De acordo com o Banco Central, mais de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas já acessaram o sistema para consultar o resgate do dinheiro. Dessas, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram ter valores esquecidos.

Calendário

Pessoas nascidas até 1968 ou empresas criadas até este ano vão poder consultar o saldo e pedir o resgate dos valores entre 7 e 11 de março.

Entre 1968 e 1983, o período de consulta é de 14 a 18 de março, com repescagem em 19 de março. Para empresas fundadas ou pessoas nascidas de 1984 em diante, consulta e resgatem ocorrem entre 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março. As segundas chances também vão acontecer aos sábados, das 4h às 24h.

Se ainda assim o interessado se esquecer de consultar, terá uma terceira chance a partir do dia 28 de março, dessa vez sem necessidade de seguir uma ordem por data de nascimento ou de criação da empresa.

Comentários