Data Magna

Data Magna: O que é comemorado no dia 6 de março em Pernambuco?


A data é aniversário da Revolução de 1817

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 05/03/2022 às 14:56
Notícia
Foto:Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Dia 6 de março é aniversário da Revolução de 1817 e foi transformado em feriado pela Assembleia Legislativa em 2017 - FOTO: Foto:Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Leitura:

Em 2017, o dia 6 de março foi transformado em feriado no estado de Pernambuco. A data é a celebração da Revolução de 1817, ou Revolução Pernambucana. Que é conhecida como primeiro movimento pela Independência do Brasil.

Movimentos populares inspirados na Revolução Francesa (1789 - 1799) já eram vistos no Brasil Colônia, como a Inconfidência Mineira, em 1789 e a Conjuração Baiana, em 1798, mas sem o tamanho, a força e a expressão que foi vista em Pernambuco.

Objetivo da data

A intenção da data é homenagear os heróis da Revolução Pernambucana. Pessoas que fizeram de Pernambuco um país, mesmo que por pouco tempo, foram apenas 75 dias da nação chamada Pernambuco. Talvez tenha sido a partir desse movimento que surgiu o nosso patriotismo com o que hoje é estado.

Quem são os heróis da Revolução Pernambucana?

Alguns deles você já deve saber, mas não sabia do que se tratava: Domingos José Martins, Padre João Ribeiro, José de Barros Lima, José Luiz de Mendonça, Padre Roma, Gervásio Pires, Antônio Carlos de Andrade e Silva, Vigário Tenório, Caetano Pinto de Miranda Montenegro e Luís do Rego Barreto e Cruz Cabugá. Esses nomes são marcados na história da Revolução de 1817 e estão devidamente eternizados nas ruas da cidade do Recife.

Assista ao vídeo explicando como foi a Revolução de 1817

 

Comentários


Mais Lidas