HOMENAGEM

São Rodrigo: conheça a história do santo do dia 13 de março


Santo é venerado pelas igrejas católica e ortodoxa

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 13/03/2022 às 7:00
Notícia
REPRODUÇÃO/INTERNET
O Dia de São Rodrigo é celebrado na data da sua decapitação - FOTO: REPRODUÇÃO/INTERNET
Leitura:

No dia 13 de março, é comemorado o Dia de São Rodrigo. Rodrigo de Córdova viveu no século IX, na Espanha, e ficou famoso por lutar pela sua fé. O santo é venerado pelas igrejas católica e ortodoxa

Quem foi Rodrigo de Córdova?

Rodrigo de Córdova nasceu em 18 de janeiro de 814 d.C., em Cabra, na Espanha, e faleceu em 13 de março de 837 d.C., na província espanhola de Córdova. Ele era um sacerdote muito zeloso na busca da santidade e cumprimento dos seus deveres.

No período que Rodrigo de Córdova viveu, os cristãos eram duramente perseguidos e não podiam pronunciar a sua em público. Tendo como único espaço seguro para praticar a sua religião os seus lares.

Qual é a história de Rodrigo de Córdova?

O episódio que fez com que Rodrigo de Córdova destoasse de outros cristãos foi consequência de um conflito familiar. Seus irmãos de sangue - um cristão e outro muçulmano - começaram a brigar, e ele tentou apartar. Rodrigo foi golpeado e ficou inconsciente.

O irmão muçulmano aproveitou o momento para carregar Rodrigo inanimado pela cidade de Córdova, alegando que ele abraçou a fé islâmica. Ao recobrar a consciência, Rodrigo negou publicamente a conversão e acabou sendo visto como um traidor pelos muçulmanos.

Ao ser questionado pelo juiz, Rodrigo declarou: “Nasci cristão e cristão hei de morrer”. O sacerdote foi então preso.

Na prisão, Rodrigo conheceu Salomão, que foi preso pelo mesmo motivo. Os dois se recusaram a negar a fé cristã, o que lhes valeu a decapitação e o título de mártires.

O dia de São Rodrigo é celebrado na data da sua decapitação, que aconteceu em 13 de março de 857.

Comentários

Mais Lidas