
No dia 13 de março, é comemorado o Dia de São Rodrigo. Rodrigo de Córdova viveu no século IX, na Espanha, e ficou famoso por lutar pela sua fé. O santo é venerado pelas igrejas católica e ortodoxa.
Quem foi Rodrigo de Córdova?
Rodrigo de Córdova nasceu em 18 de janeiro de 814 d.C., em Cabra, na Espanha, e faleceu em 13 de março de 837 d.C., na província espanhola de Córdova. Ele era um sacerdote muito zeloso na busca da santidade e cumprimento dos seus deveres.
No período que Rodrigo de Córdova viveu, os cristãos eram duramente perseguidos e não podiam pronunciar a sua fé em público. Tendo como único espaço seguro para praticar a sua religião os seus lares.
Qual é a história de Rodrigo de Córdova?
O episódio que fez com que Rodrigo de Córdova destoasse de outros cristãos foi consequência de um conflito familiar. Seus irmãos de sangue - um cristão e outro muçulmano - começaram a brigar, e ele tentou apartar. Rodrigo foi golpeado e ficou inconsciente.
O irmão muçulmano aproveitou o momento para carregar Rodrigo inanimado pela cidade de Córdova, alegando que ele abraçou a fé islâmica. Ao recobrar a consciência, Rodrigo negou publicamente a conversão e acabou sendo visto como um traidor pelos muçulmanos.
Ao ser questionado pelo juiz, Rodrigo declarou: “Nasci cristão e cristão hei de morrer”. O sacerdote foi então preso.
Na prisão, Rodrigo conheceu Salomão, que foi preso pelo mesmo motivo. Os dois se recusaram a negar a fé cristã, o que lhes valeu a decapitação e o título de mártires.
O dia de São Rodrigo é celebrado na data da sua decapitação, que aconteceu em 13 de março de 857.
Comentários