CULTURA

Festival Reconhecer retorna com atividades gratuitas no Grande Recife; confira

O Festival Reconhecer traz atividades culturais gratuitas entre os dias 17, 18 e 19 de março; confira

Fernanda Cysneiros
Fernanda Cysneiros
Publicado em 18/03/2022 às 9:58
Notícia
Reprodução/Festival Reconhecer
A terceira edição do Festival Reconhecer acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de março. - FOTO: Reprodução/Festival Reconhecer

O Festival Reconhecer foi confirmado para a sua terceira edição após uma pausa de dois anos em virtude da pandemia de Covid-19.

O Festival Reconhecer acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de março no Grande Recife. 

O evento tem o intuito de valorizar os artistas dos bairros de Brasília Teimosa e Pina, além de incentivar a movimentação do cenário artístico local ao trazer novidades para o público.

A grande novidade desta edição é que a programação irá contar com a gravação do primeiro DVD do MC Tonhão, que promete agitar a noite.

Festival Reconhecer

Assim como as duas primeiras edições, o Festival Reconhecer irá reunir diversas linguagens como teatro, dança, música, moda e gastronomia.

Tudo isso com entrada e atividades gratuitas.

É válido ressaltar que nesta retomada todos os protocolos de segurança sanitária serão cumpridos, como a exigência do cartão de vacina com esquema vacinal completo.

O Festival Reconhecer nasceu com o objetivo de atender às necessidades dos próprios moradores que desejam valorizar a riqueza cultural das localidades onde vivem.

Afinal, Brasília Teimosa e Pina são dois berços culturais importantes para a economia criativa do Recife.

O evento é livre para todos os públicos e conta com mais de 10 horas de duração, dividas em três dias.

"Diferentemente das duas primeiras edições, nas quais os eventos contaram exclusivamente com aportes financeiros das empresas privadas, desta vez escrevemos o projeto no Edital Joel Datz, da Prefeitura da Cidade do Recife, buscando incentivos federais da Lei Aldir Blanc. Então foi com muita alegria que recebemos a informação da aprovação do nosso projeto. Mas isso não quer dizer que os nossos parceiros da iniciativa privada nos abandonaram. Muito pelo contrário, o Instituto JCPM de Compromisso Social e outras marcas renovaram seus apoios e contamos ainda com essas parcerias importantes para oferecer um grande festival para o nosso público.”, destaca Alyson Fonseca, Coordenador-Geral do evento.

Programação do Festival Reconhecer

Evento: Passarela Reconhecer
Data: 17/03/2022
Horário: 19h
Local: Em frente à Igreja do Pina
Avenida Herculano Bandeira, n° 471 - Pina
Marcas: Loja Atitude; Bella Flor; Loja Amalu; Lady Cya; Loja Maia; Maria Flor; Max Man; Loja Paradise; Tomboy; Primar Moda Praia.

Evento: Teatro e Dança
Data: 18/03/2022
Horário: 18h
Local: Teatro Barreto Júnior
Rua Estudante Jeremias Bastos, S/n° - Pina

Atrações:

18h30 – Cia de Dança Angelita Karolayne
19h – Richard Thompson
19h30 – GTAC
20h – Hunters Dance Crew
20h30 – Balé Deveras

Evento: Música
Data: 19/03/2022
Horário: 16h30
Local: Casa do Forró
Rua Melqui Ribeiro Roma, n° 31 - Pina (na rua do Corpus Motel).

Atrações:

17h30 – Maracatu Nação Erê
17h45 – Coco Flor Que Se Cheira
18h30 – Maracatu Baque Mulher
19h15 – MC Cleiton Ramos
20h – Akasamba
21h – Dry Indomável
22h30 – Gravação do DVD de MC Tonhão

Entradas: Gratuitas
Classificação indicativa: Livre

Marcas Envolvidas

Instituto JCPM de Compromisso Social é o braço social do Grupo JCPM que atua no entorno dos seus empreendimentos comerciais. Atende, prioritariamente, jovens de 16 a 24 anos moradores do entorno dos empreendimentos comerciais do Grupo JCPM. Tem como norte de suas ações elevar o potencial de empregabilidade da juventude, ampliar conhecimentos gerais, estimular a leitura e proporcionar orientação comportamental – trabalho que termina auxiliando na formação de cidadãos mais conscientes e conectados com as demandas atuais. Com unidades no Recife, em Salvador, em Fortaleza e em Aracaju, já atendeu 45 mil jovens desde a sua criação, no final de 2007, com iniciativas como elevação de escolaridade, cursos pré-universitário e de férias, qualificação profissional, jovem aprendiz e formação empreendedora.

Este ano o instituto, através do seu I Edital Cultural, tem apoiado a realização da Edição do passarela Reconhecer, que tem como objetivo incentivar o empreendedorismo local possibilitando mais de 12 lojas apresentarem suas propostas e coleção.

Secretaria Especial da Cultura é o órgão do Ministério do Turismo responsável pela formação de políticas, programas e projetos de promoção da cidadania por meio da cultura.

Lei Aldir Blanc de Emergência e Apoio Cultural ou simplesmente LAB é a denominação dada a Lei Federal n° 14.017, de 29 de junho de 2020, elaborada pelo Congresso Nacional, que busca apoiar profissionais da área artística e cultural que sofreram com os impactos das medidas de distanciamento social por causa do Coronavírus. Ela ficou conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao compositor e escritor que morreu em maio de 2020. Através do Edital Joel Datz da cidade do Recife, o Festival Reconhecer fomentou recursos federais da LAB 2022.

Fundação de Cultura da Cidade do Recife é o braço executivo da Secretaria de Municipal de Cultura, e tem por finalidade promover atividades que visem à difusão, circulação e fruição da cultura. Também cabe à FCCR estimular a produção cultural.

XP Promoções é uma produtora cujo portfólio inclui fan events de “Vingadores”, “Liga da Justiça”, “Star Wars”, “Jurassic Park”, dentre outras sagas do cinema mundial, através dos selos Território dos Heróis e Território do Medo. Em 2022, a terceira edição do Festival Reconhecer está sendo realizado pela empresa. Atualmente está elaborando projetos culturais nas áreas de literatura e música para fomentos via Lei Rouanet e Funcultura, respectivamente.

 

Comentários