FESTAS JUNINAS

SÃO JOÃO 2022: cidades de Pernambuco confirmam festa de olho em evolução da pandemia

No Sertão de Pernambuco, há município prevendo 12 dias de festa no São João

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 22/03/2022 às 10:26 | Atualizado em 22/03/2022 às 10:33
Notícia
DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM
Para a alegria dos apaixonados pelas festas juninas, o São João 2022 deve ser realizado em Pernambuco - FOTO: DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM

Após dois sem a realização de festas de São João em Pernambuco, por causa da pandemia de covid-19, os amantes de um bom forró e da tradição junina têm motivo para celebrar em 2022.

Isso porque, ao menos dois importantes polos de São João no Estado anunciaram que irão promover a festa neste ano. No interior de Pernambuco, inclusive, há município prevendo 12 dias de celebração.

Veja quais cidades já confirmaram o São João 2022 e mais informações sobre as festas juninas em Caruaru, Petrolina e Arcoverde, municípios famosos por realizar as maiores celebrações do Estado.

São João de Arcoverde

Localizada no Sertão do Estado, a cidade de Arcoverde, conhecida pela sua tradição nas festas juninas, foi a primeira a anunciar a realização do São João 2022.

Segundo o prefeito do município, Wellington Maciel (MDB), a partir de 1º de junho, o município já contará com ações alusivas ao santo precursor do Messias.

As apresentações artísticas, contudo, começaram mais tarde, de acordo com o gestor. "Os dias de [shows no] palco, serão de 17 a 28 de junho. Assim, serão 12 dias de festa no São João de Arcoverde", assegurou Maciel.

O prefeito, no entanto, frisou que, apesar de confirmada, o São João 2022 na cidade ainda pode ser suspenso, a depender dos números da covid-19 no Estado.

"Tenho uma esperança muito grande que não aconteça nada, que se passe a pandemia, que até lá estaremos realizando um grande São João para nossa cidade", declarou Wellington Maciel.

São João de Petrolina

Em Petrolina, também no Sertão de Pernambuco, a prefeitura deverá realizar o São João 2022, para a alegria dos apaixonados pela festa.

Segundo a administração da cidade, se tudo correr dentro do esperado — isto é, sem nenhuma outra variante de covid-19 que possa mudar o atual cenário — o São João voltará a ser realizado em Petrolina.

Segundo informações da Rádio Jornal Petrolina, já existe até um planejamento praticamente pronto para definir a programação do evento junino.

Caberá ao vice-prefeito Simão Durando Filho (União Brasil), que assume o comando do município no próximo dia 1º de abril, o comando da organização e da festa.

Ele, inclusive, já discutiu nomes para a programação dos festejos, que ocorrerão no novo pátio de eventos da cidade. 

São João de Caruaru

Procurada pela reportagem, a prefeitura de Caruaru, a Capital do Forró, não bateu o martelo sobre a realização do São João 2022 na cidade.

A gestão afirmou que empreende todos os esforços para que seja realizada a festa no município. "Estamos trabalhando pra isso desde o ano passado. Contudo, depende do cenário pandêmico e autorizações", afirma a prefeitura.

Desta maneira, ainda há esperança pela realização do São João 2022 em Caruaru, localizada no Agreste de Pernambuco.

Comentários