Igreja Católica

SÃO VICENTE FÉRRER: A história e frases do santo do dia 5 de abril

São Vicente Férrer é celebrado pela Igreja Católica nesta terça-feira, 5 de abril

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 05/04/2022 às 10:01 | Atualizado em 05/04/2022 às 10:03
Notícia
Reprodução
São Vicente Ferrer - FOTO: Reprodução

*ACI Digital

“Se desejas, portanto, ser útil às almas do próximo, começa por recorrer a Deus com todo o coração e pede-lhe com simplicidade que Se digne infundir em ti a caridade”, dizia são Vicente Ferrer, cuja festa é celebrada neste dia 5 de abril e que costumava dar um presente especial às esposas que brigavam muito com seus maridos.

São Vicente Ferrer nasceu em Valência (Espanha), em 1350. Foi membro da Ordem dos Pregadores. Dedicou-se ao ensino de teologia e filosofia.

Combateu com empenho a divisão da Igreja no cisma do ocidente. Percorreu várias comarcas pregando, obtendo muitas conversões e reforma nos costumes dos povos.

.

Morreu em 5 de abril de 1419, em Vannes (França), onde seu corpo é venerado. Foi canonizado por Calisto III em 1455. Há grande devoção a ele na Europa e na América.

São Vicente Ferrer costumava presentear as senhoras que brigavam muito com seus maridos com um pequeno frasco com água benta e as aconselhava: “Minha senhora, quando seu esposo chegar do trabalho, encha a boca de água e permaneça assim o maior número de minutos que puder. Assim não lhe será difícil não responder aos insultos dele”.

Água de frei Vicente

Esta famosa “água de frei Vicente” ajudava muito as famílias, porque a mulher, ao não poder contestar o marido, não havia brigas.

Talvez em muitos lares se viva este belo costume de se calar enquanto o outro ofende, porque o que produz a briga não é a palavra ofensiva que se ouve, mas a palavra ofensiva que se responde.

Comentários