Eleições 2022

ELEIÇÕES 2022 DATA: Veja cronograma de campanha eleitoral, primeiro e segundo turno

Em 2022, brasileiros vão às urnas escolher presidente da República, governadores, deputados estaduais e federais, além de senadores

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 06/04/2022 às 10:30 | Atualizado em 06/04/2022 às 11:46
Notícia
Elza Fiúza/ABr
Urna eletrônica - FOTO: Elza Fiúza/ABr
Leitura:

Os brasileiros voltam às urnas no próximo mês de outubro para definir quem, ao longo dos quatro anos seguintes, ocupará os cargos de presidente da República, governador, deputado federal e estadual. Os eleitos ao Senado ficam no poder por oito anos. Confira a data das eleições. 

Data das eleições

O primeiro turno das eleições acontece no primeiro domingo de outubro, portanto, dia 02/10. A votação, como sempre, acontecerá ao longo do dia inteiro, em todas as cidades do país. A previsão do Tribunal Superior Eleitoral é que as urnas sejam liberadas às 8h e que a votação siga até às 17h, pelo horário de Brasília.

Pela tradição, graças ao moderno e seguro sistema de votação brasileiro, poucas horas depois os brasileiros já conhecem os eleitos e aqueles que vão se enfrentar no segundo turno. 

.

Segundo Turno

Já o segundo turno deve acontecer quatro semanas depois, no dia 30 do mesmo mês de outubro. O segundo turno só é disputado para os cargos de governador e de presidente da República, quando, no primeiro turno, nenhum dos candidatos recebe 50% dos votos + 1. 

Não há disputa de segundo turno para deputados e senadores, sendo eleitos aqueles que têm a maioria dos votos já no primeiro turno. 

Quando vai começar a propaganda eleitoral?

O Tribunal Superior Eleitoral ainda não informou quando começará a propaganda eleitoral em canais de rádio e TV. A informação deve ser confirmada nos próximos meses. 

No entanto, comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet podem começar a partir do dia 16 de agosto. 

Comentários

Mais Lidas