Eleições 2022

ELEIÇÕES 2022: Geraldo Alckmin deve anunciar hoje que será vice de Lula

Gealdo Alckmin já foi governador de São Paulo e se candidatou à presidência em 2006 e em 2018

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 08/04/2022 às 8:08 | Atualizado em 08/04/2022 às 8:11
Notícia
Sérgio Bernardo/JC Imagem
Geraldo Alckmin na Radio Jornal - FOTO: Sérgio Bernardo/JC Imagem

Geraldo Alckmin (recém chegado ao PSB) deve anunciar nesta sexta-feira (8) que será candidato a vice-presidente, na chapa encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

De acordo com o G1, Alckmin deve fazer o anúncio em um evento realizado em um hotel da Zona Sul de São Paulo. As eleições de 2022 acontecem em outubro

No evento, está prevista a participação dos presidentes do PSB, Carlos Siqueira, e do PT, Gleisi Hoffmann. Lula e Alckmin começaram a conversar sobre uma possível aliança no final do ano passado. 

.

Com Alckmin, a ideia é que a chapa atraia eleitores insatisfeitos com o governo de Jair Bolsonaro, mas que não são exatamente de esquerda - até pouco tempo, Alckmin foi filiado ao PSDB (partido que ele próprio ajudou a fundar) e que é considerado de centro-direita.

Geraldo Alckmin

Geraldo Alckmin é formado em medicina e esteve no PSDB por 33 anos. Ao longo de 50 anos na política, foi vereador, prefeito de Pindamonhangaba, deputado estadual, deputado federal, vice-governador e governador de São Paulo.

Em 2006, disputou a presidência e perdeu no segundo turno contra Lula. Em 2018, ficou em quarto lugar no primeiro turno, atrás de Bolsonaro, Haddad e Ciro Gomes. 

Geraldo Alckmin tem 69 anos de idade e é casado com Lu Alckmin.

Comentários