ENEM 2022

ENEM 2022: saiba como solicitar isenção da taxa de inscrição; veja o passo a passo

Enem 2022 está marcado para ser aplicado nos dias 13 e 20 de novembro

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 10/04/2022 às 10:00 | Atualizado em 10/04/2022 às 10:18
Notícia
Reprodução/NE10 Interior
Segundo o Inep, a aplicação das provas do Enem 2022 está marcada para os dias 13 e 20 de novembro - FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Estudantes que estão concluindo o ensino médio ou aqueles já terminaram a etapa se preparam para encarar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022) no final do ano. Conforme o calendário do exame, os candidatos já podem pedir isenção da taxa de inscrição. O Enem é um processo importante para aqueles que desejam acessar o ensino superior. 

De acordo com o cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a solicitação para isenção da taxa de inscrição pode ser feita até às 23h59 do dia 15 de abril.

Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2022? 

Será isento da taxa de inscrição para o Enem 2022 o participante que:

  • estudantes de escolas da rede pública que irão concluir o ensino médio neste ano;
  • estudantes que cursaram o ensino médio em escolas da rede privada com bolsa integral;
  • pessoas que têm renda familiar per capta igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.820); e
  • participante em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda e que for inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).

O participante que não se encaixa nos perfis de isenção e, no caso de ter o pedido de isenção negado, deve realizar a inscrição nos prazos e critérios estabelecidos e efetuar o pagamento da taxa para ter sua inscrição confirmada.

Veja abaixo o passo a passo para pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem 2022

O candidato que estiver apto, deve acessar a Página do Participante e clicar no campo “Justificativa de ausência/isenção”. Em seguida, o site vai solicitar o número de CPF e a data de nascimento do candidato.

Após conferir as condições de isenção, o participante precisa clicar em “Li e concordo”. Passado esse processo, o candidato deve checar todas as informações pessoais, inserir o CEP e o endereço, informar a situação de ensino atual (tipo de escola que frequentou, tipo de ensino, e ano de conclusão). O participante também deverá informar caso tenha feito o Encceja para concluir o ensino médio.

Para encerrar o processo, o candidato precisará responder o questionário socioeconômico, cadastrar uma foto e revisar todas as informações pessoais. Após finalizar essas etapas, é preciso clicar no campo “Enviar solicitação” para concluir o procedimento.

Quando sai o resultado da isenção da taxa do Enem 2022? 

Segundo o Inep, os resultados dos pedidos de isenção estão previstos para 22 de abril. Os candidatos poderão entrar com recurso entre 25 e 29 de abril. O resultado dos recursos será liberado no dia 6 de maio.

Vale destacar que os candidatos que conseguirem a isenção da inscrição não estão automaticamente inscritos no Enem 2022, por isso devem realizar as inscrições quando o Inep abrir o prazo. 

Segundo o Inep, a aplicação das provas do Enem 2022 está marcada para os dias 13 e 20 de novembro deste ano.

Comentários