SEMANA SANTA

É feriado na Quinta-feira Santa?

A Semana Santa é um dos poucos feriadões do ano

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 13/04/2022 às 19:15 | Atualizado em 13/04/2022 às 19:19
Notícia
PEXELS
Feriado começa na sexta-feira (15) - FOTO: PEXELS

A Semana Santa é bastante aguardada pelos brasileiros, principalmente neste ano, já que é um dos poucos feriadões de 2022. O feriadão começa oficialmente na Sexta-feira Santa - que neste ano será no dia 15 -, mas muitas pessoas já começam a comemorar na quinta.

Isso porque a Quinta-feira Santa às vezes “entra no bolo”. Entretanto, a véspera de feriado é um dia normal de trabalho, a menos que haja uma lei municipal determinando que o dia é de descanso.

.

Em alguns lugares, a quinta-feira pode ser considerada ponto facultativo, mas isso não obriga os empregadores a liberarem seus empregados. Os funcionários podem negociar com as empresas para folgar no dia e depois compensar as horas não trabalhadas em outros dias.

Quinta-feira Santa é feriado em Pernambuco?

O governo de Pernambuco decretou ponto facultativo para a Quinta-feira Santa, véspera de feriado. Já a Sexta-feira da Paixão é feriado nacional.

O ponto facultativo se refere apenas à administração pública, ou seja, vale apenas para servidores e demais funcionários públicos sob a responsabilidade do governo pernambucano.

Isso significa que as repartições públicas estaduais não funcionam nesta quinta-feira (14). Estarão funcionando apenas os serviços considerados essenciais - como, por exemplo, emergências de hospitais.

Comentários