Funcionamento dos bancos

BANCO FUNCIONA HOJE? Confira horário de funcionamento das agências e descubra se bancos abrem nesta quinta-feira (14)

Por causa da Semana Santa, agências bancárias funcionam em horário diferenciado nesta semana; saiba se os bancos abrem hoje

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 14/04/2022 às 7:26 | Atualizado em 14/04/2022 às 7:29
Notícia
Arquivo/Agência Brasil
Banco do Brasil é responsável por pagamento do Pasep - FOTO: Arquivo/Agência Brasil

Por causa das comemorações da Páscoa, os bancos funcionam em horários diferentes esta semana. Confira nesta reportagem quando as agências bancárias abrem para atendimento do público. 

Banco abre hoje?

Nesta quinta-feira (14), véspera de Sexta-Feira da Paixão, os bancos funcionam normalmente. De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o que muda é o horário de funcionamento na sexta-feira (15). 

Como Sexta-Feira Santa se trata de um feriado nacional, as agências não vão abrir para atendimento ao público. As pessoas devem tentar resolver suas pendências por meio de aplicativos dos bancos ou nos caixas de autoatendimento. As agência voltam a abrir normalmente na segunda-feira, dia 18 de abril. 

.

Nota da Febraban

"A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias nos feriados de Sexta-feira da Paixão, em 15 de abril, e Tiradentes, comemorado em 21 de abril.

Por se tratar de feriados nacionais, não haverá expediente nas agências. No dia 22 de abril, sexta-feira, o atendimento ao público acontece normalmente.

Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking).

“Os atendimentos pelo celular, pelo computador e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Graças ao expressivo investimento dos bancos em tecnologia e automação (R$ 25,7 bilhões em 2020), os canais eletrônicos assumiram a condição de canal mais utilizado para as transações bancárias, por ser uma alternativa prática e extremamente segura”, explica o diretor-adjunto de Serviços da FEBRABAN, Walter Tadeu de Faria.

Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento nos dias 15 e 21 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil aos feriados, ou seja, nos dias 18 e 22 de abril. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado)."

Comentários