Espaço

Após missão espacial que durou seis meses, astronautas chineses retornam à Terra

Depois de 183 dias no espaço, a missão espacial tripulada mais longa da China, três astronautas voltaram a pisar na Terra.

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 16/04/2022 às 16:45
STR / AFP
Astronaustas desembarcaram em solo chinês neste sábado (16) - FOTO: STR / AFP

Com informações da AFP

Após missão espacial que durou 183 dias, a mais longa com tripulação da China, três astronautas pousaram na região da Mongólia Interior neste sábado (16). As informações são da mídia estatal chinesa.

A equipe, que contava com dois homens e uma mulher — Zhai Zhigang, Ye Guangfu e Wang Yaping —, voltou a pisar na Terra numa pequena cápsula por volta das 10h, no horário local (ou 23h da sexta-feira no horário de Brasília).

.

Foram seis meses na estação espacial chinesa Tiangong, que ainda está em construção. "A cápsula de reentrada do Shenzhou-13 pousou com sucesso", informou a emissora estatal CCTV.

A estação espacial

Os três astronautas decolaram do deserto de Gobi, no noroeste da China, em outubro de 2021. A missão é a segunda de quatro missões tripuladas planejadas entre 2021 e 2022 para construir a estação Tiangong.

Localizada a uma altitude de 350-400 km, a estação, cujo nome significa "Palácio Celestial" em mandarim, deve ter três módulos.

Apenas o módulo Tianhe ("Harmonia Celestial") está em órbita atualmente. Foi neste que a tripulação se alojou durante os seis meses.

Durante o período, os tripulantes também realizaram duas caminhadas espaciais. Uma delas, inclusive, fez com que Wang Yaping se tornasse a primeira mulher chinesa a realizar uma caminhada espacial.