
O presidente Jair Bolsonaro pretende mandar projeto ao Congresso Nacional para garantir anistia política aos seus aliados que considera “perseguidos políticos” do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi dada pelo colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.
Bolsonaro quer beneficiar o deputado Daniel Silveira, contemplado ontem com um indulto, o ex-deputado Roberto Jefferson e os ativistas extremistas Oswaldo Eustáquio e Allan dos Santos.
De acordo com o presidente, a justificativa do projeto será anistiar os supostos perseguidos políticos, que “tiveram sua liberdade de expressão criminalizada pelo autoritarismo do STF”.
SITUAÇÃO DOS ALIADOS DO PRESIDENTE
O ex-deputado Roberto Jefferson cumpre prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica desde janeiro deste ano. Ele ficou preso entre agosto do ano passado até a mudança de regime.
Já Oswaldo Eustáquio foi preso preventivamente em dezembro de 2020 e foi para o regime domiciliar com tornozeleira eletrônica em janeiro de 2021.
Allan Santos é considerado foragido desde que foi emitida uma ordem de prisão pelo STF. O extremista está nos Estados Unidos, que não dá sinais que pretende extraditá-lo para o Brasil.
Daniel Silveira tem situação incerta, já que foi condenado pelo STF na quarta-feira (20), mas recebeu um indulto de Bolsonaro na quinta-feira (21). O Supremo ainda decidirá se mantém ou não a validade do indulto.
Comentários