CIGARRO MENTOLADO

Fim do cigarro mentolado? Governo dos Estados Unidos apresenta plano para banir produto

Segundo a FDA, a proibição dos cigarros mentolados poderá prevenir entre 300 mil e 650 mil mortes por tabagismo em 40 anos

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 28/04/2022 às 18:09 | Atualizado em 28/04/2022 às 18:09
Notícia
(Banco Mundial/ONU)
O fumo contribui para mortes em todo o planeta - FOTO: (Banco Mundial/ONU)

Os Estados Unidos divulgaram nesta quinta-feira (28) um projeto para proibir os cigarros mentolados no país. O plano citou o grande número de fumantes do produto entre os mais jovens e as pessoas negras.

O secretário de Saúde, Xavier Becerra, emitiu uma nota sobre a decisão. "As regras propostas ajudarão a evitar que as crianças se tornem a próxima geração de fumantes e auxiliarão os fumantes adultos a parar", disse.

De acordo com a Food and Drug Administration (FDA), a agência de alimentos e medicamentos dos EUA, a proibição dos cigarros mentolados poderá prevenir entre 300 mil e 650 mil mortes por tabagismo em 40 anos. A informação foi revelada pelo jornal Valor Econômico.

Conforme apontam os estudos, o sabor refrescante do mentol mascara o efeito da fumaça na garanta, tornando mais fácil começar a fumar e mais difícil parar. O que se torna um risco à saúde.

TENTATIVAS DE BARRAR PRODUTO

A FDA enfrentou resistência por diversas vezes ao tentar proibir os cigarros mentolados. A indústria do tabaco, membros do Congresso e interesses políticos conflitantes tanto em governos democratas como republicanos afetaram as medidas.

A Casa Branca estava sendo pressionada legalmente para emitir uma decisão após grupos antitabagismo e de direitos civis terem processado a FDA por adiar de forma "injustificada" ações para banir o mentol.
Agora, a FDA também tentará proibir outros sabores, como uva e morango, dos charutos. O plano, no entanto, ainda é preliminar. A FDA receberá comentários antes de divulgar as regras finais, que ainda poderão ser questionadas judicialmente pelas empresas de tabaco.

Em abril do ano passado, o governo de Joe Biden prometeu banir o mentol em um ano, respondendo em parte a grupos afro-americanos que dizem que os cigarros aumentaram a taxa de morte entre os negros. Cerca de 8% dos fumantes negros opta pelos cigarros mentolados.

Comentários