ECLIPSE LUNAR TOTAL

Maio terá o primeiro eclipse lunar total de 2022 e chuva de meteoros. Saiba quando e como ver

Evento astronômico acontecerá duas vezes neste ano

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 02/05/2022 às 18:31 | Atualizado em 02/05/2022 às 18:33
Notícia
Philip FONG / AFP
Saiba como acompanhar e quando vai ser primeiro eclipse lunar desde 2019. Evento poderá ser visto do Brasil - FOTO: Philip FONG / AFP

Quem adora fenômenos astronômicos vai amar o mês de maio. O primeiro eclipse lunar total do ano vai acontecer em maio e poderá, inclusive, ser observado no Brasil.

QUANDO VAI ACONTECER O PRIMEIRO ECLIPSE LUNAR DE 2022?

O primeiro eclipse lunar total de 2022 terá início às 22h30 do dia 15 de maio, e se estende até às 3h50 da madrugada do dia 16. O auge do fenômeno será às 1h11.

Vale lembrar que o último eclipse lunar total ocorreu em 21 de janeiro de 2019.

.

O QUE É ECLIPSE LUNAR TOTAL?

Um eclipse lunar total acontece quando a Terra bloqueia toda a luz do Sol. O astro passa a não alcançar a Lua, que é encoberta pela sombra que a Terra projeta no espaço.

Durante o fenômeno, a Lua pode aparentar 7% maior e ter uma coloração vermelha, por causa do fenômeno chamado de “dispersão de Rayleigh”.

“Durante um eclipse lunar, a Lua fica vermelha porque a única luz solar que atinge a Lua passa pela atmosfera da Terra. Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá. É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados na Lua”, explica a Nasa.

VAI DAR PARA VER O ECLIPSE DO BRASIL?

O eclipse lunar total, que acontecerá em maio, poderá ser observado das Américas do Sul e do Norte, e parcialmente da Europa e da África. Ou seja, o Brasil terá uma vista favorável do evento.

Para ver o fenômeno, não é necessário usar equipamentos de proteção dos olhos. Esse tipo de precaução só precisa ser tomado na observação de eclipses solares, já que eles têm raios ultravioleta.

.
OUTRO ECLIPSE LUNAR TOTAL

Haverá mais um eclipse lunar total em 2022. O primeiro acontece em maio, e o seguinte em 8 de novembro.

CHUVA DE METEOROS

E os fenômenos meteorológicos não param por aí. Ainda em maio, haverá uma chuva de meteoros.

A chuva de meteoros Eta Aquarídeos ocorre, anualmente, no início de maio. Em regiões com o céu limpo e pouca iluminação artificial, é possível ver até 50 meteoros por hora.

Neste ano, o fenômeno poderá ser visto em seu auge no dia 6 de maio.

Os meteoros deste evento astronômico são resquícios do cometa Halley, que pode ser visto, em média, a cada 76 anos.

Comentários