Igreja Católica

SAÚDE DO PAPA FRANCISCO: Pontífice usa cadeira de rodas pela 1ª vez em público; entenda por que e saiba a idade do Papa

Aparição do Papa Francisco de cadeira de rodas aconteceu nesta quinta-feira

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 05/05/2022 às 11:30 | Atualizado em 28/12/2022 às 8:25
Notícia
Alberto PIZZOLI / AFP
Papa Francisco chega em cadeira de rodas a um evento nesta quinta-feira (5) - FOTO: Alberto PIZZOLI / AFP

Sempre muito sorridente, o Papa Francisco chamou atenção por aparecer usando uma cadeira de rodas nesta quinta-feira (5), em um evento no Vaticano. Esta é a primeira vez que o pontífice aparece se locomovendo com uma cadeira desse tipo. 

O motivo que faz Francisco ter dificuldades de andar é o rompimento de uma ligação no joelho. Hoje, o papa Francisco tem 85 anos de idade e sofre de osteoartrite. No mês passado, ele cancelou vários eventos por dores no joelho direito. 

Anteriormente, o Papa aparecia caminhando por cerca de 10 metros entre a entrada lateral do palco até sua poltrona. Há algum tempo, no entanto, ele já contava com a ajuda de assessores para essa pequena caminhada. 

.

Durante a Páscoa, Jorge Mario Bergoglio chegou a deixar de presidir algumas missas, deixando a tarefa para cardeais ou arcebispos, enquanto assistia a cerimônia sentado em uma cadeira, de onde lia a homilia. Ele chegou a pedir desculpas aos presentes por estar sentado e explicou que não conseguia ficar em pé por muito tempo.

Recentemente, em entrevista ao jornal Corriere della Sera, o próprio papa disse que passaria por um procedimento de infiltração no joelho para aliviar as dores. Nesse procedimento, os médicos devem injetar anti-inflamatórios ou analgésicos na articulação. 

Outros problemas de saúde do Papa Francisco

Francisco tem um problema crônico no nervo ciático, o que lhe causa fortes dores. 

Em 2021, o Papa Francisco foi submetido a uma cirurgia no cólon (no aparelho intestinal), para tratar uma hemicolectomia esquerda, que é causa o estreitamento na camada muscular do cólon, uma doença normalmente diagnosticada em idosos. 

O pontífice sofre ainda com problemas na formação da bílis - líquido que auxilia na digestão de alimentos. 

Comentários