Fenômeno

FENÔMENO: Chuva de meteoros 'Eta Aquariids' poderá ser vista madrugada desta sexta-feira (06/05) em todo Brasil; confira

A chuva de meteoros poderá ser vista entre às 3h30 e 5h30, no horário de Brasília

Maria Luísa Fernandes
Maria Luísa Fernandes
Publicado em 05/05/2022 às 18:34
Notícia
Reprodução/ NASA All Sky Fireball Network
A chuva de meteoros poderá ser vista na madrugada desta sexta-feira (5) - FOTO: Reprodução/ NASA All Sky Fireball Network

Quem não gosta de presenciar um bom fenômeno, não é? Fica ligado que na madrugada desta sexta-feira (6), a chuva de meteoros "Eta Aquariids" poderá ser vista em todo o Brasil, às 3h30 e 5h30, no horário de Brasília.

O fenômeno é causado pelo encontro anual da trilha de detritos do Cometa Halley com a Terra, tendo seu ápice durante a madrugada.

CHUVA DE METEOROS

De acordo com informações compartilhadas pela Nasa, a agência espacial norte-americana, a chuva de meteoros, que começou no dia 21 de abril, terá as melhores taxas de visibilidade no hemisfério sul.

Além disso, se as condições climáticas forem favoráveis, entre 30 e 40 meteoros poderão ser vistos por hora durante o pico do fenômeno. Interessante, né?

Renato Poltronieri, astrônomo da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), deu uma entrevista ao portal G1 e explicou que não será necessário o uso de lunetas ou telescópios para observar o fenômeno, mas ainda é preciso estar em um local com baixa poluição luminosa.

"A constelação de Aquário, de onde vem esta chuva, surge antes de amanhecer do dia 6. Então, se quiser ver algo, tente observar a partir das 3h30. Sempre procurando observar o céu em local mais limpo, sem poluição luminosa", explicou o astrônomo.

Além disso, Renato Poltronieri ainda explicou que o interior sempre favorece a visibilidade da chuva de meteoros por ter cidades pequenas.

Comentários