DIA DOS NAMORADOS

DIA DOS NAMORADOS: Por que o Dia dos Namorados é em junho no Brasil e em fevereiro no resto do mundo?

O Dia dos Namorados é celebrado em 12 de junho no Brasil

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 30/05/2022 às 8:00 | Atualizado em 10/06/2022 às 19:38
Notícia
PEXELS
O Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro no resto do mundo - FOTO: PEXELS

O Dia dos Namorados está chegando. Pelo menos no Brasil. Diferentemente do resto do mundo, o Dia dos Namorados é celebrado no Brasil em 12 de junho.

O fato deixa algumas pessoas curiosas e se perguntando: Por que o Dia dos Namorados é em junho no Brasil e em fevereiro no resto do mundo?

POR QUE O DIA DOS NAMORADOS É EM FEVEREIRO NO RESTO DO MUNDO?

O Dia dos Namorados é comemorado nos Estados Unidos e na Europa no dia 14 de fevereiro - já o Brasil ficou de fora dessa tradição. Saiba mais sobre o chamado Valentine' s Day, o Dia de São Valentim.

Durante o início da transição da Antiguidade para a Idade Média, o cristianismo cresceu bastante no Império Romano. Muitos europeus que eram adeptos das religiões pagãs se converteram ao cristianismo e passaram a se comportar conforme os dogmas e a moral da religião.

.

Nesse período, muitos imperadores decretaram perseguições contra os cristãos, principalmente contra os que ficavam mais conhecidos ou realizavam alguma atividade que incomodava as determinações do Império. Um dos perseguidos foi Valentim. No século III d.C., ele, que era um dos bispos da Igreja, celebrava casamentos de jovens cristãos que desejavam o sacramento do matrimônio.

O problema é que a instituição do casamento feria os interesses do então imperador Cláudio II. O líder considerava o matrimônio monogâmico algo nocivo aos jovens em idade militar. O imperador então proibiu que se celebrasse o casamento.

Apesar da proibição, Valentim continuou realizando suas atividades. Por ter desobedecido o imperador, o bispo foi preso e, depois, decapitado em 14 de fevereiro de 270 d.C.

Valentim foi considerado um mártir, e a Igreja Católica o considerou santo posteriormente.

 .

Especula-se que enquanto estava preso, Valentim se apaixonou por uma moça. A paixão teria resultado na troca de bilhetes de confissão amorosa. Então, ao morrer, Valentim teria se tornado símbolo da união amorosa, tanto por causa dos casamentos que celebrava quanto pelos bilhetes trocados durante a detenção.

Verdadeira ou não, a história dos bilhetes amorosos passou a circular na Europa medieval e moderna, somada às narrativas sobre a morte de Valentim. Com o tempo, os relatos e a data de sua morte foram associadas ao Dia dos Namorados.

Além da morte de Valentim, em fevereiro também ocorriam os antigos festivais da lupercalia, festa pagã realizada em Roma que promovia uniões sexuais. A festa acontecia em 15 de fevereiro, um dia após àquela em que Valentim foi morto.

POR QUE NO BRASIL O DIA DOS NAMORADOS É EM 12 DE JUNHO?

Enquanto no resto do mundo, o Dia dos Namorados é celebrado em fevereiro, no Brasil a data comemorativa é comemorada em 12 de junho.

Isso porque o Valentine's Day não teve a mesma recepção que teve em outros países. Então, em 1949, um empresário do ramo publicitário chamado João Dória criou um programa comercial relacionado à comemoração do dia dos namorados no Brasil.

.

PEXELS
O Dia dos Namorados é uma das datas comemorativas que mais movimenta o comércio no Brasil - PEXELS

O dia escolhido pelo empresário foi o 12 de junho, um dia antes da comemoração do dia de Santo Antônio, considerado o Santo Casamenteiro. Desde então, o Dia dos Namorados no Brasil é celebrado em uma data diferente da do resto do mundo.

Comentários