INSS

14° SALÁRIO DO INSS: O pagamento foi aprovado? O Décimo Quarto salário será pago em maio? Confira últimas notícias

Veja agora as últimas notícias sobre o pagamento do 14° salário do INSS

Maria Luísa Fernandes
Maria Luísa Fernandes
Publicado em 10/05/2022 às 16:15 | Atualizado em 11/05/2022 às 16:49
Notícia
Reprodução/Rádio Jornal
Confira as informações sobre o décimo quarto salário do INSS - FOTO: Reprodução/Rádio Jornal

Neste ano de 2022, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). ainda estão aguardando a confirmação do pagamento extra do 14° salário.

Confira agora se o 14° salário do INSS foi aprovado:

.

DÉCIMO QUARTO SALÁRIO INSS; 14° SALÁRIO INSS

O pagamento do Décimo Quarto salário do INSS se tornou uma grande oportunidade extra de auxílio para os aposentados e pensionistas que enfrentaram dificuldades por causa do impacto causado pela pandemia da covid-19.

Isso acontece porque o 13° salário do INSS vem sendo antecipado para o primeiro semestre do ano desde 2022, no início da pandemia. Por causa disso, os aposentados e pensionistas estão ficando sem renda extra no final do ano.

14° SALÁRIO DOS APOSENTADOS 2022

O Projeto de Lei 4.367/ç2020, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), acabou sendo criado com o objetivo de estabelecer o pagamento de um 14° salário do INSS.

É válido lembrar que os valores propostos a serem recebidos pelos aposentados do INSS são referentes aos anos de 2020 e 2021.

De acordo com o projeto, o 14° salário do INSS será pago com um teto de até dois salários mínimos, R$ 2.424,00. Aqueles recebem até um salário mínimo do INSS seria contemplado com o valor mensal do benefício.

Caso o projeto seja realmente aprovado, os demais segurados devem receber o 14° salário seguindo a diferença entre o salário mínimo e o teto do INSS, de R$ 7.087,22.

QUEM TEM DIREITO AO DÉCIMO QUARTO SALÁRIO DO INSS?

Se o projeto for aprovado, o 14° salário do INSS será entregue para aqueles que atendem aos mesmos requisitos de pagamento do 13° salário.

Sabendo disso, irá receber o 14° salário do INSS quem for contemplado por:

  • Qualquer aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário maternidade.

O DÉCIMO QUARTO SALÁRIO DO INSS SERÁ PAGO EM 2022?

O PL do décimo quarto salário teve novas movimentações na Câmara e, desde o dia 27 de abril, possui um relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

O novo relator é o deputado Ricardo Silva (PSD-SP).

Como o décimo terceiro salário INSS foi antecipado para o primeiro semestre deste ano e já esta sendo pago, a pressão irá aumentar para que ocorra o pagamento do 14º salário.

O Projeto precisa ainda passar pelo Plenário e ser aprovado no Senado, além de ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

É de grande importância ressaltar que 2022 é um ano eleitoral, e mais de 30 milhões de pessoas possuem direito ao 14° salário, o que gera um peso importante nas votações eleitorais.

Confira também: 

Como funciona a aposentadoria via INSS

Comentários