Saúde

COLESTEROL: 6 alimentos que pessoas com pressão alta não podem comer

Confira agora alguns alimentos que pessoas com hipertensão devem fugir

Maria Luísa Fernandes
Maria Luísa Fernandes
Publicado em 10/05/2022 às 18:04 | Atualizado em 11/05/2022 às 14:26
Notícia
Reprodução/Pixabay
Confira os alimentos que não podem ser consumidos por pessoas hipertensas - FOTO: Reprodução/Pixabay

dieta afeta diretamente o nosso corpo e deve ser um ponto de atenção, especialmente, para aquelas pessoas que já contam com algum problema de saúde. Se você tem sofre com o colesterol alto e hipertensão, conheça 6 alimentos que devem ser evitados.

Confira:

O que é hipertensão?

A hipertensão geralmente ocorre quando os vasos sanguíneos ficam contraídos, fazendo com que a pressão aumente para que o sangue seja bombeado por todo o corpo.

Caso a pressão fique muito alta, os riscos de infarto e outros problemas no sistema cardiovascular aumentam bastante.

Por causa disso, se torna de extrema importância saber não somente as coisas que deve comer, mas também aqueles alimentos que não devem ser consumidos.

.

O que é colesterol?

O colesterol é um componente estrutural das membranas celulares do nosso corpo, responsável por desempenhar funções essenciais, como a produção de hormônios e ácidos biliares.

Colesterol X alimentação

A alta do colesterol pode ser causada por diversos fatores, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade, idade e sedentarismo, mas um dos fatores mais comuns é a dieta.

Qual a relação entre o colesterol e a pressão arterial?

Com a alta das taxas, as partículas de colesterol podem ir se fixando nas paredes de vasos e artérias, tornando mais estreita a passagem de sangue para todo o corpo. Isso acaba favorecendo o aumento da pressão arterial.

LISTA DE ALIMENTOS QUE PESSOAS COM PRESSÃO ALTA NÃO PODEM COMER

Queijo parmesão:

O queijo parmesão, por melhor que ele seja, possui um teor muito elevado de sódio, que é justamente o componente do sal que deve ser evitado para pessoas que possuem pressão alta.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o queijo parmesão é um alimento com maior teor de sódio no mercado, apresentando em média 1.402 mg de sódio para casa 100g do produto.

Shoyu:

Outro alimento que deve ser evitado também é o Shoyu. Em apenas uma colher de Shoyu, possui sódio suficiente para uma refeição inteira. Por esse motivo, hipertensos devem abandonar o uso ou utilizar pelo menos a versão light do produto, que é menos salgada.

Cafeína:

Nesse caso, o problema não está necessariamente presente no sódio, mas sim na cafeína, que aumenta a pressão arterial. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, após a sua ingestão a pressão pode ficar elevada por até três horas.

Frituras:

Para as pessoas hipertensas, a fritura deve ser especialmente evitada. O óleo utilizado no preparo desses alimentos é altamente gorduroso e essa gordura pode se acumular no corpo e gerar placas que impedem a passagem do sangue. Por causa disso, a pressão pode aumentar.

Biscoito de Polvilho:

Quem não ama um biscoito de polvilho? Para aqueles apaixonados nesse alimento, deve saber que seus ingredientes são: Polvilho, leite e sal. Sabendo disso, deve se imaginar a quantidade de sódio presente no alimento.

Macarrão instantâneo:

De acordo com a Anvisa, 100 gramas de macarrão instantâneo possui 1.798 mg de sódio. O grande problema desse alimento é que em algumas amostras foi verificado que o macarrão e seu tempero somados chegavam a ter 2.160 mg de sódio. Isso é mais do que indicado para consumo em um dia inteiro. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sódio para os adultos deve ser de até 2.000 mg/dia, o que equivale a até 5 gramas de sal.

Comentários