astronomia

BURACO NEGRO: divulgada primeira imagem do Sagittarius A*, na Via Láctea

Os resultados foram apresentados pelo Event Horizon Telescope Collaboration

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 12/05/2022 às 12:18 | Atualizado em 12/05/2022 às 19:53
Notícia
Collaboration / Divulgação
Primeira imagem de Saggitarius A* - FOTO: Collaboration / Divulgação

Pela primeira vez na história pesquisadores conseguiram captar imagens do Sagittarius A*, um buraco negro localizado na Via Láctea, há 27 mil anos-luz de distância da Terra.

Há anos, astrônomos já observavam que estrelas da nossa galáxia se moviam em direção ao centro da Via Láctea, atraídas por uma força gravitacional que poderia ser um buraco negro. O fato foi comprovado com a imagem do Sagittarius A*.

Os resultados foram apresentados pelo Event Horizon Telescope Collaboration, um conjunto de radiotelescópios espalhados pelo mundo. Os trabalhos de pesquisa contam com a participação de diversas instituições, como o Observatório Europeu do Sol (ESO).

.

Na imagem, não é possível enxergar o buraco negro em si, isso porque a gravidade é tão forte que nem mesmo a luz consegue escapar. 

Por isso é possível observar apenas um halo, que é formado por um gás, que mostra relata a existência do buraco negro. O Saggitarius A* tem aproximadamente quatro milhões de vezes mais massa que o Sol.

Para conseguir a imagem inédita, o Event Horizon Telescope usa dados de oito radiotelescópios que, juntos, funcionam como um único equipamento poderoso. 

Comentários