DATA HISTÓRICA

DIA 13 DE MAIO: ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL: Saiba mais sobre a data

A escravatura foi abolida em 13 de maio de 1888

Catêrine Costa Paloma Xavier
Catêrine Costa
Paloma Xavier
Publicado em 12/05/2022 às 20:54
Notícia
PEXELS
A Abolição da Escravatura é celebrada no Brasil no dia 13 de maio - FOTO: PEXELS

Apesar de ter acontecido de forma tardia, a abolição da escravatura no Brasil foi um marco histórico.

Vale lembrar que o processo de deu sem a preocupação dos governantes do período com a assistência aos negros escravizados, o que depois desencadeou em outros problemas, como a marginalização dos libertos e seus descendentes.

 .

BRASIL FOI O ÚLTIMO PAÍS A PROIBIR A ESCRAVIDÃO

Além de ter sido o maior território escravagista do Ocidente, o Brasil foi o último país da América a proibir legalmente a escravidão.

Durante cerca de 350 anos, o País teve mais de 4,5 milhões de escravos africanos, trabalhando de modo forçado para os que tinham poder.

O QUE FOI A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA?

A abolição da escravatura foi consequente da Lei Áurea, texto que proibiu legalmente a escravidão no Brasil.

Após muita movimentação popular, mais de 700 mil escravos no país foram libertos dos seus serviços.

HISTÓRIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

A abolição da escravatura foi um processo muito debatido durante os anos que antecederam a Lei Áurea, visto que os escravos eram importantes para a economia do Brasil e os fazendeiros com poder e terras não queriam abrir mão dos seus servos - que não eram remunerados pelo trabalho.

A primeira medida que flexibilizou a escravatura no País foi a Lei Eusébio de Queirós. O texto proibia o tráfico negreiro no Brasil, mas permitia que africanos que já estavam no Brasil continuassem escravos.

Vale destacar que isso aconteceu para evitar uma guerra contra Inglaterra, que estava com Bill Aberdeen em vigor: uma lei que concedia direitos à Marinha de atuar de maneira rígida contra o tráfico negreiro.

Depois da lei de proibição do tráfico, o Brasil iniciou oficialmente sua transição para deixar de ser um País escravocrata. Ainda assim, o governo da época queria evitar o máximo de tempo possível essa liberdade aos africanos.

.

Os movimentos abolicionistas ganharam ainda mais força e o debate se tornou uma pauta política. A pressão popular sobre o Império fez com que outras leis de flexibilização fossem criadas, como Lei do Ventre Livre e Lei dos Sexagenários. Dessa forma, o Império se via com ainda mais dificuldade de evitar a abolição completa.

ANO DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL

A abolição da escravatura no Brasil aconteceu no dia 13 de maio de 1888, quando o Império permitiu que os africanos e afrodescendentes fossem totalmente libertos. A pressão de outros países, ação de grupos abolicionistas e fortes revoltas dos escravos, que se organizavam de várias formas, tornou a escravatura no Brasil insustentável.

Foi assim que a princesa Isabel, regente do país na época, assinou a Lei Áurea, que aboliu oficialmente a escravatura. Entretanto, não houve nenhum suporte para os negros recém-libertos. Muitos deles acabaram em uma situação ainda mais precária, pois foram expulsos da terra dos fazendeiros e não tinham sequer onde dormir.

A abolição da escravatura, apesar de um marco importante, não foi planejada priorizando os negros.

No dia 13 de maio de 2022, a abolição completa 134 anos, e é uma data importante para relembrar a História do país e reconhecer os reflexos que a escravatura tem até hoje, mesmo tantas décadas depois.

Comentários