Lua de Sangue

ECLIPSE AMANHÃ: Qual o horário da 'Lua de Sangue' amanhã, domingo (15)? Saiba tudo sobre o eclipse lunar total

Saiba qual o horário do primeiro eclipse lunar total de 2022 e por que é chamado de 'Lua de Sangue'

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 14/05/2022 às 21:58
Foto: Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil
O primeiro eclipse lunar total de 2022 acontece neste domingo (15) - FOTO: Foto: Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil

Mais um evento astronômico acontece neste mês de maio. Agora, o primeiro eclipse lunar total de 2022 está previsto para acontecer neste domingo (15).

Também conhecido pelo apelido "Lua de Sangue", o fenômeno deve deixar a Lua vermelha entre a noite do domingo e a madrugada desta segunda-feira (16) [confira o horário exato mais abaixo].

Contudo, este não é o primeiro fenômeno a ocupar o céu nas últimas semanas. No final de abril, um eclipse solar pôde ser observado no extremo sul da América do Sul e em outras partes do planeta.

Já no início do mês de maio, uma chuva de meteoros pôde ser vista de algumas localidades do mundo.

O QUE É UM ECLIPSE LUNAR? O QUE CAUSA UM ECLIPSE?

Os eclipses acontecem quando um corpo celeste fica "escondido" atrás de outro. Este é o caso da "Lua de Sangue" de amanhã, que acontece quando o satélite natural entra na sombra umbral da Terra, sem receber luz solar.

É válido destacar que eclipses lunares acontecem apenas durante a fase de Lua cheia.

LUA DE SANGUE: O QUE DEIXA A LUA VERMELHA DURANTE O ECLIPSE?

Apesar de estar coberta inteiramente pela sombra da Terra, a Lua não desaparece do céu no decorrer de um eclipse.

Ela assume um tom avermelhado ou alaranjado, já que apenas alguns comprimentos de onda luminosa chegam ao astro. Por esse motivo, o fenômeno ficou conhecido como "Lua de Sangue".

..

Agência Espacial Europeia (ESA)
Veja o horário do eclipse lunar total e se ele será visível do brasil - Agência Espacial Europeia (ESA)

QUAL O HORÁRIO DO ECLIPSE AMANHÃ, 15/05?

Neste domingo, 15 de maio de 2022, o eclipse lunar deve começar a partir das 23h28. O evento ficará visível até as 2h55 da segunda (16), no horário de Brasília.

Já a fase total do eclipse, que é quando a Lua fica "escondida" inteiramente pela sombra da Terra, deve durar 44 minutos, entre 0h30 e 1h14.

ECLIPSE LUNAR DOMINGO: DA PARA VER NO BRASIL?

Sim! O eclipse lunar vai poder ser visto no Brasil, bem como em toda a América do Sul e Central e partes da América do Norte, da Europa e da África.

O fenômeno também pode ser assistido pela internet. Algumas plataformas vão transmitir o evento ao vivo. Confira abaixo.

ECLIPSE LUNAR AO VIVO

A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, realizará uma transmissão ao vivo do evento em seu canal oficial neste domingo (15). Acompanhe: