Clima

Ciclone com força de furacão pode atingir Costa Sul do Brasil

Ciclone deve se aproximar durante a terça (17) e quarta-feira (18)

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 16/05/2022 às 23:35 | Atualizado em 18/05/2022 às 13:32
Foto: HO / NOAA/RAMMB / AFP
Ciclone em Santa Catarina deixa o estado em estágio de 'muito risco' - FOTO: Foto: HO / NOAA/RAMMB / AFP

Junto com a mudança de tempo em 15 estados no Brasil, um ciclone subtropical com características de furacão pode atingir a região sul do país esta semana. Segundo informações do Conexão GeoClima, a predisposição é que o ciclone seja com núcleo quente entre baixas a médios níveis na troposfera e aconteça durante a terça (17) e quarta-feira (18).

As regiões mais atingidas pelo ciclone são Rio Grande do Sul e o Sul de Santa Catarina.

Ao longo da semana, a Defesa Civil de Santa Catarina havia alertado sobre a possibilidade de um ciclone se aproximar da costa catarinense entre a noite de segunda-feira (16) e quarta (18). No entanto, o órgão não aponta características de furacão, mas deixa em evidência que o fenômeno deve provocar vento forte com rajadas que podem ultrapassar 100 km/h.

O aviso meteorológico afirma que o risco é de moderado a alto. “É um cenário preocupante, mas com os avisos sendo emitidos da forma correta, sem sensacionalismo e fake news, podemos ter apenas danos materiais”, informou o Conexão GeoClima nas redes sociais.

Se confirmado como um ciclone subtropical ou tropical, considerados atípicos pela Marinha do Brasil, a tempestade deve receber um nome, como orientam as Normas de Autoridade Marítima para as Atividades de Meteorologia Marítima (NORMAM-19).

O QUE É UM CICLONE TROPICAL?

Ciclones são um tipo de tempestade tropical que se formam normalmente nos oceanos e em centros de baixa pressão atmosférica.

Por conta da grande instabilidade, o ar se movimenta intensamente em direção ao centro da tempestade. Ciclones, assim como furacões e tufões, são considerados tempestades tropicais. O que os torna diferentes são a intensidade dos ventos e o local em que surgem.

JÁ TEVE FURACÃO NO BRASIL?

Não há registros de furacão no Brasil. No entanto, um ciclone tropical já foi registrado oficialmente no país.

Em 2004, o ciclone tropical Catarina atingiu o estado de Santa Catarina, no Sul, e deixou 10 mortos, mais de 500 feridos e aproximadamente 30 mil pessoas sem abrigo.

Veja IMAGENS de SATÉLITE do ciclone YAKECAN