FRIO

Seu carro não liga no frio? Saiba como fazer o carro pegar no frio e outros cuidados

Está com difuldades para ligar o carro no frio? Veja como resolver este problema

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 18/05/2022 às 10:41
Notícia
PIXABAY
Saiba como fazer o carro pegar no frio - FOTO: PIXABAY
Leitura:

O inverno ainda não começou oficialmente no Hemisfério Sul, mas uma onda de frio chegou com tudo no Brasil, se tornando um dos assuntos mais comentados deste começo de semana.

Nestes momentos, quem tem carro se esforça para tentar fazer o veículo funcionar no frio.

Talvez, o momento mais crítico do funcionamento do carro no inverno é a partida. E não importa o combustível, sendo a álcool ou a gasolina,às vezes é difícil mesmo fazer o carro pegar.

.

Tanto é que as buscas sobre como fazer o carro pegar no frio no Google cresceram 350% nesta quarta-feira (18).

Para tentar ajudar motoristas de todo o país, principalmente aqueles que estão sofrendo com as baixíssimas temperatuas, o NE10 traz dicas para cuidar do carro durante o frio.

COMO FAZER O CARRO PEGAR NO FRIO?

Antes de tudo, é preciso frisar: jamais tente ligar o carro no frio gastando bateria com outros componentes.

Desligue o ar quente, não abra os vidros elétricos nem ligue o rádio, nem mesmo os farois. Não gaste bateria à toa pois no frio elas costumam perder carga. Faça os procedimentos abaixo com o máximo de bateria que puder.

Se o carro for carburado, a dica para fazê-lo pegar é puxar o afogador, dar umas duas ou três bombadas no acelerador e virar a chave.

Se o motor não funcionar em sete segundos, pare de tentar, espere mais cinco segundos e tente novamente. Ficar forçando a chave para fazer o motor ligar, além de prejudicar a bateria, pode danificar o motor de arranque.

Se o carro tiver injeção eletrônica o procedimento é um pouco diferente. Primeiro ligue a chave, espere cinco segundos e só então dê a partida. Não é preciso pisar no acelerador.

Como esse tipo de carro é eletrônico, ele se regula sozinho. Esse tempo entre ligar a chave e dar a partida serve para o ajuste da temperatura.Seja o carro carburado ou eletrônico, não é certo forçar a partida.

Com o clima frio as baterias ficam com a carga reduzida. Com uma partida demorada ela pode até queimar.

Em qualquer um dos dois casos, se a bateria demora a responder ou o número de tentativas para ligar o motor ultrapassa três vezes, é motivo para se preocupar. É melhor é leva-lo ao mecânico.

A persistência em tentar fazer o veículo pegar pode provocar a descarga mais rápida da bateria, pois é justamente nesses períodos que elas são mais exigidas e, como consequência, há mais trocas do item pelo desgaste provocado pelas tentativas de partida até o motor funcionar.

OUTROS CUIDADOS COM CARROS NO FRIO

Existe uma manutenção específica para o carro enfrentar melhor os dias de inverno. Verificar o estado de conservação e o funcionamento de alguns equipamentos como palhetas do limpador do para-brisas e a bateria ajudam o motorista a evitar contratempos.

Essa atenção especial aos componentes do carro pode fazer a diferença tanto para a parte mecânica como elétrica. No inverno, os problemas podem começar ao tentar dar a partida no carro.

Outra dica importante é verificar o estado das palhetas dos limpadores de para-brisa. Se a borracha das palhetas estiverem ressecadas ou rasgadas elas não vão cumprir a função delas que é esgotar a água da chuva que se acumula sobre o para-brisa para melhorar a visão de quem dirige.

O custo para substituição das palhetas é baixo mas poucos motoristas lembram de verificar e substituir essa peça antes que elas causem danos como riscos no para-brisa.

Outro equipamento que deve estar pronto para o inverno é o ar-condicionado. Isto mesmo, acostume-se a usá-lo no inverno. Ele ajuda a manter os vidros desembaçados, principalmente sob chuva forte.

Comentários

Mais Lidas