carro

Dicas para ligar o carro no frio e outros cuidados

Está com difuldades para ligar o carro no frio? Veja como resolver este problema

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 18/05/2022 às 10:41 | Atualizado em 22/08/2023 às 11:59
Notícia
X

Com a temporada de frio chegando em algumas regiões do Brasil, cresce a preocupação para se adequar ao novo clima.

Nestes momentos, quem tem carro se esforça para tentar fazer o veículo funcionar no frio.

Talvez, o momento mais crítico do funcionamento do carro no inverno é a partida. E não importa o combustível, sendo álcool ou gasolina, às vezes é difícil mesmo fazer o carro pegar.

Para tentar ajudar motoristas de todo o país, principalmente aqueles que estão sofrendo com as baixíssimas temperaturas, o NE10 traz dicas para cuidar do carro durante o frio.

COMO FAZER O CARRO PEGAR NO FRIO?

Antes de tudo, é preciso frisar: jamais tente ligar o carro no frio gastando bateria com outros componentes.

Desligue o ar quente, não abra os vidros elétricos nem ligue o rádio, nem mesmo os farois. Não gaste bateria à toa pois no frio elas costumam perder carga. Faça os procedimentos abaixo com o máximo de bateria que puder.

Se o carro for carburado, a dica para fazê-lo pegar é puxar o afogador, dar umas duas ou três bombadas no acelerador e virar a chave.

Se o motor não funcionar em sete segundos, pare de tentar, espere mais cinco segundos e tente novamente. Ficar forçando a chave para fazer o motor ligar, além de prejudicar a bateria, pode danificar o motor de arranque.



Se o carro tiver injeção eletrônica o procedimento é um pouco diferente. Primeiro ligue a chave, espere cinco segundos e só então dê a partida. Não é preciso pisar no acelerador.

Como esse tipo de carro é eletrônico, ele se regula sozinho. Esse tempo entre ligar a chave e dar a partida serve para o ajuste da temperatura.

Seja o carro carburado ou eletrônico, não é certo forçar a partida. Com o clima frio as baterias ficam com a carga reduzida, com uma partida demorada ela pode até queimar.

>> Recife terá dez postos para carregamento de carros elétricos, confira as localidades

Em qualquer um dos dois casos, se a bateria demora a responder ou o número de tentativas para ligar o motor ultrapassa três vezes, é motivo para se preocupar. É melhor leva-lo ao mecânico.

A persistência em tentar fazer o veículo pegar pode provocar a descarga mais rápida da bateria, pois é justamente nesses períodos que elas são mais exigidas e, como consequência, há mais trocas do item pelo desgaste provocado pelas tentativas de partida até o motor funcionar.

OUTROS CUIDADOS COM CARROS NO FRIO

Existe uma manutenção específica para o carro enfrentar melhor os dias de inverno. Verificar o estado de conservação e o funcionamento de alguns equipamentos como palhetas do limpador do para-brisas e a bateria ajudam o motorista a evitar contratempos.

Essa atenção especial aos componentes do carro pode fazer a diferença tanto para a parte mecânica como elétrica. No inverno, os problemas podem começar ao tentar dar a partida no carro.

>> Como cuidar do carro no inverno

Outra dica importante é verificar o estado das palhetas dos limpadores de para-brisa. Se a borracha das palhetas estiverem ressecadas ou rasgadas elas não vão cumprir a função delas que é esgotar a água da chuva que se acumula sobre o para-brisa para melhorar a visão de quem dirige.

O custo para substituição das palhetas é baixo mas poucos motoristas lembram de verificar e substituir essa peça antes que elas causem danos como riscos no para-brisa.

Outro equipamento que deve estar pronto para o inverno é o ar-condicionado. Isto mesmo, acostume-se a usá-lo no inverno. Ele ajuda a manter os vidros desembaçados, principalmente sob chuva forte.

Tags

Autor