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INSS: Liberado pagamento da 2ª parcela do 13º salário; saiba calendário e como consultar valor

INSS começa a pagar a segunda parcela do 13º salário aos aposentados e pensionistas

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 22/05/2022 às 19:23 | Atualizado em 22/05/2022 às 19:34
Adriano Machado/Bloomberg
CALENDÁRIO PIS 2021: parcela de R$ 1.212 COMEÇA A SER PAGA nesta SEXTA-FEIRA (11)? Saiba como CONSULTAR PIS e veja possível TABELA - FOTO: Adriano Machado/Bloomberg

Nesta semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), começa a pagar a segunda parcela do 13º salário aos aposentados e pensionistas.

No total, mais de 36 milhões de pessoas terão acesso à segunda parcela que começa na quarta-feira (25) para quem ganha um salário mínimo e no dia 1º de junho para quem ganha acima de um salário.

Vale lembrar que todos os segurados que tiveram acesso à primeira parcela vão receber a segunda, tendo em vista que o direito não é por parcela, mas sim ao 13º salário como um todo.

Calendário de pagamentos

É importante lembrar que com o pagamento do 13º salário os segurados também vão receber o benefício mensal que já recebem normalmente, confira as datas:

Para quem ganha um salário mínimo:

Final 1: 25 de maio
Final 2: 26 de maio
Final 3: 27 de maio
Final 4: 30 de maio
Final 5: 31 de maio
Final 6: 1° de junho
Final 7: 2 de junho
Final 8: 3 de junho
Final 9: 6 de junho
Final 0: 7 de junho

Para quem recebe mais que um salário

Final 1 e 6: 1° de junho
Final 2 e 7: 2 de junho
Final 3 e 8: 3 de junho
Final 4 e 9: 6 de junho
Final 5 e 0: 7 de junho

Consulta ao extrato de pagamentos

Para conferir o valor exato a receber e possíveis descontos os segurados podem acessar o extrato previdenciário que pode ser acessado pela plataforma Meu INSS.

O segurado pode consultar o extrato através da plataforma Meu INSS disponível em site e também por aplicativo de celular, veja como consultar logo a seguir.

Consulta pelo site:

Acesse o site Meu INSS;
Clique na opção “Serviços”;
Selecione a opção “Extratos/certidões/declarações”;
Em seguida clique em “Extrato de pagamento de benefício”;
Na tela seguinte, clique no calendário e coloque a data em que queira consultar;
A relação com os pagamentos recebidos no período será exibida;
Pronto só baixar o extrato e conferir.

Consulta pelo aplicativo:

Baixe o aplicativo Meu INSS no seu celular Android ou iOS;

Acesse o aplicativo com sua conta gov.br;
Toque no menu principal, os três pontos ou barras no alto da tela;
Clique em “Extrato de pagamento de benefício”;
Toque no calendário e selecione o período que deseja consultar;
A tela exibirá o extrato com os pagamentos recebidos no período escolhido;
Imprima o extrato e confira.