Notícias

PROPINA ESCOLAR: Universidades públicas vão cobrar mensalidade dos alunos? Entenda PEC

Nesta terça-feira (24) a Câmera dos Deputados discute a PEC sobre cobrança de mensalidade em universidades públicas

Maria Luísa Fernandes
Maria Luísa Fernandes
Publicado em 24/05/2022 às 15:12 | Atualizado em 24/05/2022 às 21:59
Notícia
DAY SANTOS/JC IMAGEM
DENÚNCIA Pedido oficial de averiguação está com a UFPE desde 2020, mas as ameaças de morte não cessaram - FOTO: DAY SANTOS/JC IMAGEM

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/19 está propondo que as universidades públicas passem a cobrar as mensalidades para os seus alunos

Neste caso, a gratuidade será mantida apenas para aqueles estudantes que são comprovadamente carente, que não tem condições de arcar com os custos da universidade. 

Segundo informações compartilhadas pelo deputado General Peternelli (PSL-SP), autor da proposta, a gratuidade das universidades públicas está gerando distorções graves na sociedade, já que privilegia alunos de família de renda maior, que estudam em escolas particulares. 

"O gasto público nessas universidades é desigual e favorece os mais ricos. Não seria correto que toda a sociedade financie o estudo de jovens de classes mais altas", disse.

Além disso, Peternelli comentou sobre um estudo do Banco Mundial, que foi divulgado em 2017, recomendando a cobrança de mensalidade nas universidades públicas como forma de diminuir as desigualdades sociais no Brasil.

COMENTÁRIOS CONTRA A PROPOSTA 

Através das redes sociais, entidades como a "União Nacional dos Estudantes (UNE)" e "Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)" criticaram essa proposta.

"Nós não vamos pagar nada! Uma edição pública, gratuita e de qualidade é direito assegurado pela nossa Constituição", escreveu a UNE.

Até mesmo a cantora Anitta chegou a se pronunciar sobre a proposta em suas redes sociais: "Como assim cobrança se a faculdade é pública? Cobrar a quem? Tô perdida".

"Eu juro que pensei que era 'brincadeira', mas não é. A Câmara dos Deputados discute hoje a PEC sobre cobrança de mensalidade em Universidades Públicas. Existe isso? Sou filha do ensino público e sei o quanto isso mudou minha história", escreveu Juliette, campeã do BBB 21.

A PROPOSTA AINDA ESTÁ EM ANDAMENTO

A proposta, que ainda está em andamento, entrou na pauta da Comissão de Constituição e Justiça e da Cidadania (CCJ), para análise de admissibilidade, o que deve ocorrer nesta terça-feira (24).

Caso realmente seja aprovada, será criada uma comissão especial para debater e votar o mérito da proposta, que depois será encaminhada para o Plenário da Câmara.

Universidades públicas vão cobrar mensalidade? Veja o que prevê a PEC 206

Comentários