
A cada dois meses, cerca de 5 milhões de brasileiros recebem o Auxílio Gás. Pago pela Caixa Econômica Federal, o benefício tem valor equivalente a 50% do preço médio nacional do botijão de 13 kg do gás liquefeito de petróleo (GLP).
O número de beneficiários do Auxílio Gás, porém, pode aumentar em breve. Desta maneira, outras 6 milhões de pessos podem ser incluídas no programa.
Isso porque, uma emenda projeto de lei complementar que estabelece um teto de 17% para o ICMS sobre energia e combustíveis prevê a expansão do número de pessoas atendidas pelo Auxílio Gás.
Apresentada pelo presidente da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável do Petróleo e Energias Renováveis, deputado Christino Áureo (PP-RJ), a emenda quer aumentar o número de beneficiários.
Para isso, a proposta é estender a ajuda na compra de botijão de gás para as famílias de baixa renda que também tenham entre seus membros caminhoneiros, taxistas e motoristas de aplicativos.
QUEM RECEBE AUXÍLIO GÁS? CALENDÁRIO DO AUXÍLIO GÁS
O benefício a pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou que tenham entre seus familiares alguém que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O subsídio corresponde a uma parcela de, no mínimo, 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 quilos do gás de cozinha.
O valor do benefício é definido a cada pagamento segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis). Desde o ano passado o gás de cozinha é o produto doméstico com mais variação de preço.
Confira as datas de pagamentos de junho:
- NIS com final 1: 17 de junho;
- NIS com final 2: 20 de junho;
- NIS com final 3: 21 de junho;
- NIS com final 4: 22 de junho;
- NIS com final 5: 23 de junho;
- NIS com final 6: 24 de junho;
- NIS com final 7: 27 de junho;
- NIS com final 8: 28 de junho;
- NIS com final 9: 29 de junho;
- NIS com final 0: 30 de junho.
Comentários