Fenômeno

FIM DO MUNDO? Asteroide 'perigoso' irá passar pela Terra amanhã

Pela Nasa, o fenômeno foi considerado 'potencialmente perigoso'

Maria Luísa Fernandes
Maria Luísa Fernandes
Publicado em 26/05/2022 às 18:18
Notícia
Reprodução/ PixaBay
Asteroide perigoso se aproxima da Terra nesta sexta-feira (27) - FOTO: Reprodução/ PixaBay

Na sexta-feira (27) um enorme asteroide irá passar próximo da Terra. O fenômeno possui cerca de 2 km de diâmetro, isso equivale a quatro vezes a altura do Empire State Building.

Segundo informações compartilhadas pela Nasa o fenômeno, que foi nomeado como "7335 (1989 JA)", é um corpo celeste que deve passar mais perto do nosso planeta em pelo menos dois séculos. 

ASTEROIDE IRÁ PASSAR PRÓXIMO DA TERRA

Mesmo tratando de um asteroide potencialmente perigoso, ele vai passar cerca de 4 milhões de quilômetros da Terra, ou seja, quase 10 vezes a distância média do nosso planeta até a Lua. Segundo os astrônomos, esse asteroide orbita o Sol uma vez a cada 570 dias e pode se aproximar mais ou menos da Terra. 

A próxima vez que a rocha espacial passará tão perto será no dia 23 de junho de 2055, quando estará em uma distância equivalente a 70 vezes a distância da Terra até a Lua.

Na sexta-feira (26), o asteroide vai passar às 9h26, no horário de Brasília, mas não será possível observar a rocha a olho nu.

POR QUE O ASTEROIDE É PERIGOSO?

Segundo a Nasa, essa classificação de "potencialmente perigoso" é devido ao seu tamanho gigantesco e proximidade relativa da órbita da Terra. Além disso, estima-se que o corpo celeste esteja a cerca de 76.000 km/h, 20 vezes mais rápido do que uma bala disparada de um rifle.

Com informações do portal R7*

Comentários