
A Polícia Rodoviária Federal informou ter afastado os policiais envolvidos numa abordagem que terminou no sufocamento e morte de Genivaldo de Jesus Santos no município de Umbaúba, no Sergipe.
Na ocasião, a população registrou, em vídeo, dois policiais usando a força contra o homem, que tem transtornos mentais, e o mantendo preso no porta-malas de uma viatura da PRF. Fumaça pode ser vista saindo do veículo, o que teria matado Genivaldo por asfixia.
Em comunicado obtido pelo portal G1, a Polícia Rodoviária Federal afirmou estar "comprometida com a apuração inequívoca das circunstâncias" no caso e que está colaborando com as autoridades na investigação.
Ainda em nota, a PRF disse reforçar o "compromisso com a transparência e isenção".
A respeito do assunto, o ministro da Justiça Anderson Torres afirmou ter determinado a abertura de um processo de investigação pela Polícia Federal e pela PRF sobre a ocorrência. "Nosso objetivo é esclarecer o episódio com a brevidade que o caso requer", declarou.
VÍDEO MOSTRA GENIVALDO SENDO ABORDADO PELOS POLICIAIS
A população da cidade registrou, em vídeo, o momento em que Genivaldo é rendido pelos dois policiais e colocado no chão. Logo em seguida ele é colocado dentro do porta-malas da viatura.
Um dos policias pode ser visto jogando o que parecer ser um gás no porta-malas da viatura enquanto o outro segura a tampa do espaço.