
Com as fortes chuvas que permanecem atingindo o litoral pernambucano, em especial Recife e Olinda, a Tábua das Marés tornou-se uma preocupação da população, isso porque impacta diretamente no funcionamento na cidade em virtude das inundações.
As chuvas torrenciais atingem parte do estado de Pernambuco desde segunda-feira, a previsão para o fim de semana é que siga atingindo a Região Metropolitana, Zona da Mata Norte e Sul e Agreste.
Desde o início desse fenômeno, diversas cidades do Estado vêm sofrendo - mais uma vez - com as fortes chuvas. Foram mais de 200 mm em 24 horas entre a terça (24) e a quarta (25), que culminou em 695 desabrigados e 285 desalojados em todo Estado e quatro vítimas fatais.
As alterações do nível do mar, influenciadas pela força gravitacional do Sol e da Lua, além do movimento de rotação da Terra, principalmente em dias chuvosos, influencia no alagamentos e transborde de canais durante as marés altas.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu estado de alerta para as chuvas nesta sexta-feira (27). Segundo a autoridade, o alerta vermelho vale para o início da noite desta sexta (27) e deve continuar ao longo do sábado (28). (Veja alerta)
-
NOTÍCIAS DA CHUVA DE HOJE: Canal da Agamenon Magalhães transborda após muita chuva e aumenta transtornos no Grande Recife
-
NOTÍCIAS DA CHUVA DE HOJE: Confira onde há pontos de alagamento após muita chuva hoje (28/05)
-
MUITA CHUVA HOJE: Veja onde mais choveu em Pernambuco, confira acumulado de chuva e veja previsão do tempo para Recife e outras cidades
TÁBUA DE MARÉ
Neste sábado (28), de acordo com a Marinha, a maré do Porto do Recife teve sua primeira alta por volta da 2h24, com pico de 2,10 metros de altura.
Às 8h45 marca a baixa de 0,4 metros. Às 14h47, a maré tornou a subir, chegando a 2,2 metros. Às 21h ela recua mais uma vez, atingindo a baixamar (maré baixa) de 0,4 metros.
Comentários