UNIDADE DE MEDIDA

O que significa "mm de chuva"? Entenda medição da incidência de chuva e o que ela significa

Pernambuco está em estado de alerta válido durante todo este sábado (28)

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 28/05/2022 às 14:57
Notícia
ELTON PONCE/SJCC
Apac emitiu nova alerta de chuva em Pernambuco - FOTO: ELTON PONCE/SJCC

Ao longo da semana, fortes chuvas vêm atingindo a Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata Norte e Sul e Agreste do Estado.

    • CLIQUE AQUI E ACOMPANHE EM TEMPO REAL A SITUAÇÃO DA CHUVA NO GRANDE RECIFE

Neste sábado (28), Itapissuma foi o município mais atingido, com 318 mm. Seguido por Jaboatão dos Guararapes, com 246 mm. No entanto, termos técnicos não são do conhecimento de todos. A Rádio Jornal, com informações do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia - vamos entender o significado dessas expressões utilizadas nesse período.

.

O que significa "mm de chuva"?

Para começarmos, é bom saber qual equipamento é utilizado para medir a quantidade de chuva que cai em determinado lugar. Normalmente é usado o pluviômetro, em alguns casos utiliza-se também o pluviógrafo.

O pluviômetro, o mais utilizado, é um funil colocado sobre um recipiente cilíndrico com marcação milimétrica, a precipitação que cai através da abertura do funil é recolhida num recipiente colocado dentro do cilindro exterior.

A quantidade de precipitação encontrada no recipiente é medida em intervalos regulares e através de uma convenção, é estimado que 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água jogado em 1 m2. Sendo assim, quando o pluviômetro registra 5 mm em uma hora, a chuva é considerada fraca. Entre 5 mm e 60 mm por hora é considerada moderada. Mais que isso, é considerado forte.

CHUVA RECIFE; CHUVA NO RECIFE HOJE

A Agência Pernambucana de Águas e Chuva (Apac) divulgou um aviso meteorológico indicando pancadas de chuva com intensidade forte.

O estado de alerta é válido durante todo este sábado (28) e atende às regiões:

  • Região Metropolitana do Recife (RMR);
  • Zona da Mata (Norte e Sul);
  • Agreste.

A previsão é de que a chuva em Pernambuco some mais de 100mm por dia.

Comentários