quem é ele?

Sortudo? Saiba quem é o brasileiro que viajou ao espaço após ganhar um sorteio

O engenheiro de produção Victor Hespanha se tornou o segundo brasileiro a ir ao espaço. A viagem aconteceu na manhã deste sábado

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 04/06/2022 às 14:00 | Atualizado em 04/06/2022 às 14:02
Notícia
Felix Kunze/Blue Origin
Victor Hespanha durante treinamento para ir ao espaço com a Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos - FOTO: Felix Kunze/Blue Origin

O segundo brasileiro a ir ao espaço conseguiu chegar até lá por meio de um sorteio. Victor Hespanha, é mineiro, tem 28 anos e trabalha como engenheiro de produção. Ele conseguiu a façanha após ganhar um sorteio realizado pela Crypto Space Agency (CSA).

A dinâmica foi realizada entre os compradores de criptomoedas para o quinto voo tripulado da Blue Origin, empresa de turismo espacial do bilionário Jeff Bezos.

Ainda em abril, a empresa colocou 5.555 NFTs (token não fungível) à disposição do público geral e afirmou que um dos investidores teria a chance de viajar ao espaço.

Hespanha, comprou três desses NFTs por R$ 4 mil cada, conseguiu uma vaga no sorteio e acabou ganhando a disputa.

PRIMEIRO TURISTA NO ESPAÇO

Embora o mineiro tenha sido o segundo brasileiro que já explorou o mundo além da Terra, ele ganhou o título de ser o primeiro turista especial brasileiro.

Isso porque, o outro único brasileiro que visitou o espaço foi o astronauta Marcos Pontes, que passou oito dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em 2006.

Diferente de Marcos, Victor Hespanha não é astronauta e o voo feito não foi uma missão espacial, mas sim, uma viagem de turismo para fora da Terra. 

O procedimento é chamado de voo suborbital, que é como um "bate-volta" ao espaço, com duração de aproximadamente 10 minutos.

Nesse trajeto, o foguete alcança uma altitude máxima – cerca de 100 km – e depois cai em queda livre de volta à Terra. A mesma jornada já foi feita pro Bezos ainda em julho de 2020.

Todos os seis tripulantes da aeronave também são turistas, ou seja, não há um astronauta profissional a bordo e a nave não precisa de piloto. 

.

COMO FOI VIAJAR AO ESPAÇO?

O voo aconteceu na manhã deste sábado (4), por volta das 10h, em entrevista ao portal Tilt, do UOL. Victor descreveu que o momento foi o dia mais feliz da sua vida.

"O medo não importava. Foi o dia mais feliz da minha vida, realizando um sonho de infância. Foi um passo extremamente importante, que desperta muita esperança, especialmente para nós brasileiros que passamos por momentos difíceis saindo da pandemia", contou.

Comentários