GOLPE DO CHEIRO NO UBER

GOLPE DO CHEIRO UBER: Passageiras alertam para novo golpe; mulheres podem até desmaiar; veja como evitar e se proteger

GOLPE DO CHEIRO EM CARROS DA UBER deixam passageiras vulneráveis dentro do veículo; Veja como se proteger

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 05/06/2022 às 9:59 | Atualizado em 06/06/2022 às 17:37
Acervo/JC Online
Uber - FOTO: Acervo/JC Online

Mulheres que utilizam o serviço da Uber, atenção! Passageiras relatam terem sido dopadas por motoristas mal intencionados durante viagens no Recife e em outras capitais do Brasil. É o chamado "golpe do cheiro".

De acordo com os relatos, o golpe do cheiro acontece da seguinte forma: após poucos minutos após a passageira entrar no carro, o motorista/golpista lança um produto químico dentro do veículo.

>>> LEIA TAMBÉM: Andar de Uber fica mais caro; entenda por que, clicando aqui.

Ao ser inalado, esse "perfume" faz as mulheres passageiras sentirem náuseas e tonturas. Em alguns casos, a vítima pode até desmaiar. 

Tudo o que se sabe sobre o novo golpe

VÍTIMAS

Reportagem do portal NE10 mostrou o caso de duas mulheres, vítimas do golpe do cheiro. Elas são identificadas com nomes falsos na reportagem, por precaução. 

Laura, de 21 anos, foi uma das vítimas. Na última quinta-feira (2), após um dia de trabalho, ela solicitou uma corrida na Uber. Poucos minutos após entrar no carro, sentiu um forte cheiro. Logo em seguida, a visão ficou turva. 

"Eu olhei para o retrovisor e ele (motorista) estava olhando pra mim pelo espelho, como se estivesse esperando algo. Daí caiu a minha ficha. Se eu ficasse mais um segundo lá, iria desmaiar".

Laura contou ao NE10 que viu nas redes sociais a história do golpe e, por isso, se deu conta de que estava sendo vítima.

"Com menos de cinco minutos de corrida eu senti meu com o corpo fraco, ficando sem ar. Eu não acreditei que aquilo estava acontecendo comigo. Graças a uma reportagem que tinha lido sobre o assunto foi que percebi do que se tratava e tentei sair do carro."

Ao perceber a perda da consciência, a vítima pediu para deixar o carro antes mesmo de chegar ao destino final. 

"Falei ao motorista que queria sair do carro, com a maior cara de apavorada, ele olhou pra mim e disse: 'É só puxar (a tranca) duas vezes'. Achei que ele estava brincando comigo e que iria trancar a porta", relata Laura*

"Ele não se ofereceu pra encostar o carro, não perguntou o motivo, não falou nada, só aquilo. Mas ainda bem consegui abrir a porta e saí correndo, com bolsa, celular na mão e tudo."

Ela saltou do carro na Estrada dos Remédios, Zona Oeste do Recife, e pediu ajuda em uma clínica de psicologia da região. 

..

Como é o golpe do cheiro na Uber?

Professor de química, Rogério Lemos explica que, provavelmente, as substâncias químicas usadas no "golpe do cheiro" são Éter, Clorofórmio e Etanol.

"O Éter quando inalado prejudica na absorção do oxigênio pelo corpo. Então, quem inala se sente tonto, com náusea e pode perder a consciência", explica.

O especialista sugere que a estratégia usada para que só as vítimas sejam intoxicadas pelo químico é o local onde ele é aplicado. "Provavelmente a substância é liberada apenas na parte de trás do carro, no banco, por exemplo", diz. 

Como se proteger do golpe do cheiro na Uber?

Na entrevista ao NE0, Rogério Lemos diz o uso de máscaras PFF2 ou N95 (normalmente usadas para proteção contra o novo coronavírus) pode evitar a intoxicação.

Além das explicações do especialista, manter as janelas abertas pode ajudar, uma vez que o ambiente fica arejado. 

OUTRAS VÍTIMAS DO GOLPE DO CHEIO NA UBER

Como mostrou a reportagem do NE10, nos últimos dias, mulheres de vários estados do Brasil tem denunciado, nas redes sociais, situações em que teriam sido vítimas da armadilha.

 

OUTRO RELATO DO "GOLPE DO CHEIRO"

NE10
NE10 - NE10

 

Aline*, 20 anos, estudante e moradora da Zona Sul do Recife também é outra vítima. Ela voltava para casa às 19h20, da terça-feira (1º),quando sentiu um desconforto dentro do carro da Uber.

"Eu pedi a corrida como qualquer outra, entrei no carro e já senti um cheiro doce muito forte mas não desconfiei de nada. Quando ele parou no sinal foi que percebi que estava muito tonta, não conseguia prestar atenção no que eu estava escrevendo no celular", relata a jovem.

Ao perceber o perigo, Aline tirou o cinto e saiu do carro. "Eu estava prestes a desmaiar, ele (motorista) ficou me olhando e eu pedi para abrir a janela. Ele contestou, disse que estava chovendo. Mas quando eu abri a janela vi que não estava."

"Eu saí do carro , e ele ainda falou: 'espera!'".

UBER

As duas passageiras que deram entrevista à reportagem do NE10 reportaram à Uber o ocorrido com os motoristas parceiros. Elas denunciam, no entanto, que encontraram dificuldades em alguns sistemas de segurança e denúncia da plataforma.

Arquivo pessoal
Passageiras reportaram a Uber sobre o acontecido. - Arquivo pessoal

"Eu já tomava alguns cuidados antes de começar uma corrida com algum motorista de aplicativo por ser mulher e jovem. Me sinto insegura. Quando comecei a ficar sem ar, prestes a desmaiar, a primeira coisa que fiz foi tentar compartilhar a corrida no grupo da família, mas o aplicativo mudou o formato de compartilhamento de viagem e tá a maior burocracia agora (não dá mais pra copiar o link da viagem como era antes) e não consegui avisar a ninguém da minha localização", afirma Laura*.

Aline* reclama da dificuldade em reportar o caso do novo "golpe do cheiro" para a plataforma. "Relatei o caso para a Uber, mas não tem a opção denunciar casos de sequestro, então eu reportei como assédio sexual."

Laura* disse à reportagem que não irá prestar Boletim de Ocorrência por medo. Aline* pretende abrir um B.O contra o motorista.

Em resposta às duas, a Uber disse que iria "tomar medidas necessárias" para que o caso "não volte a acontecer".

NOTA UBER

Procurada pela reportagem do NE10, a empresa Uber disse tratar das denúncias "com a máxima seriedade" e que "avalia cada caso individualmente para tomar as medidas cabíveis".

"Nos colocamos à disposição das autoridades competentes para colaborar, nos termos da lei. De qualquer forma, a única denúncia dessa natureza relativa a viagens no aplicativo da Uber que já teve a investigação concluída pela Polícia, até onde temos conhecimento, ocorreu em Canoas (RS) e o caso foi encerrado após o inquérito policial, já que, de acordo com as autoridades, não houve elementos de prática de crime", declarou a empresa em nota.

A associação de motoristas de aplicativo também se pronunciou. Questionam a veracidade dos relatos, classificando como "desinformação", e apontam "falta de provas materiais". Veja íntegra da nota:

NOTA PÚBLICA

A AMAPE - Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos de Pernambuco, vem a público esclarecer:

1 - Está circulando nas redes sociais, DESINFORMAÇÃO, a cerca de supostos casos de tentativa de intoxicação com gás, em carro de aplicativo.

2 - Além de informações desencontradas, se percebe claramente que não há nenhum tipo de prova material.

3 - Temos recebido relatos de exposição de motoristas, sem provas, em redes sociais, o que caracteriza crime de calúnia contra estes profissionais, além da divulgação de informação falsa.

4 - Uma plataforma, informou, através de posicionamento, que até agora, só existe um caso, no Rio Grande do Sul, que teve o inquérito encerrado por falta de prova.

5 - Por isso, nossa orientação é que os motoristas de aplicativos de Pernambuco gravem em áudio e vídeo, todas as viagens.

6 - Vale uma reflexão: o gás não afetaria também o motorista?

*Os nomes verdadeiros foram alterados nesta reportagem preservar a identidade das vítimas

Camila Loures diz ter sido expulsa de Uber: 'desespero'

UNSPLASH
A empresa de transporte por aplicativo 99 demitiu cerca de 100 funcionários - FOTO:UNSPLASH
NE10
O novo "golpe do cheiro" tem sido uma possível estratégia de dopagem de passageiras, usada por criminosos. - FOTO:NE10
Arquivo pessoal
Passageiras reportaram a Uber sobre o possível "golpe do cheiro". - FOTO:Arquivo pessoal