Brasil

VARÍOLA DOS MACACOS: Brasil registra primeiro caso confirmado de varíola dos macacos

O caso acabou sendo confirmado na tarde desta quarta-feira (8)

Maria Luísa Fernandes
Maria Luísa Fernandes
Publicado em 08/06/2022 às 14:51 | Atualizado em 08/06/2022 às 16:37
Notícia
REPRODUÇÃO/WIKIPEDIA
Erupções causadas pela varíola dos macacos no corpo de uma menina na Libéria - FOTO: REPRODUÇÃO/WIKIPEDIA

Na tarde desta quarta-feira (8), o site "Metrópoles" acabou publicando em sua conta do Twitter que o primeiro caso da varíola dos macacos foi confirmado no Brasil.

.

PRIMEIRO CASO NO BRASIL

O primeiro caso confirmado da doença é de um homem, de 41 anos. Ele teria viajado até a Espanha, mas agora se encontra completamente isolado no Hospital Emílio Ribas, localizado na Zona Oeste de São Paulo.

Além do caso confirmado, a Prefeitura do estado também está monitorando o estado de saúde de uma mulher de apenas 26 anos, hospitalizada com suspeita de ter contraído a varíola dos macacos.

Segundo Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito de São Paulo, a mulher está passando bem e seus familiares estão sendo acompanhados pela gestão municipal.

Através de uma nota publicada na última terça-feira (7) a gestão municipal, responsável pela investigação do caso suspeito, afirmou que "no momento, o Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) estadual e a prefeitura de São Paulo investigam um paciente para descartar qualquer hipótese da doença".

VARÍOLA DO MACACO: por que DOENÇA está colocando MUNDO em ALERTA?

TRANSMISSÃO DA VARÍOLA DOS MACACOS

A varíola dos macacos pode ser transmitida através do contato com gotículas exaladas por alguém que está infectado (humano ou animal) ou pelo contato com as lesões na pele causadas pela própria doença ou por materiais contaminados, como roupas e lençóis.

Para evitar a exposição ao vírus, é recomendado que tenha uma boa higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

LISTA DOS SINTOMAS

Sintomas iniciais:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Dor nas costas;
  • Gânglios (linfonodos) inchados;
  • Calafrios
  • Exaustão.

Entre o primeiro e terceiro dia após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

>> VARÍOLA DOS MACACOS: Dois casos suspeitos de varíola dos macacos estão sendo investigados no Brasil

Com informações do site G1*

Mapa da varíola dos macacos pelo mundo

Comentários