
Simone Tebet (MDB) atualmente tem a maior rejeição ao voto nas Eleições Presidenciais 2022. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo PoderData entre os dias 5 e 7 de junho.
Segundo o levantamento, dos eleitores entrevistados, 63% disseram não votar na emebedista "de jeito nenhum". Foi a primeira vez que o nome da pré-candidata foi utilizado na pesquisa.
Com relação ao levantamento feito um mês antes, a rejeição a Jair Bolsonaro (PL) se manteve estável. Em maio, ela marcava 50%. Já dessa vez o número se manteve em 49%, oscilando 1 p.p para baixo.
.
De acordo com a pesquisa, curvas sinalizam que o grupo que afirmava não votar em Bolsonaro "de jeito nenhum" tem diminuído desde dezembro de 2021, época em que ele contava com 60% de rejeição.
O pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue como menos rejeitado, com 39%. Considerando ainda a pesquisa anterior, a taxa variou 2 pontos percentuais para cima, dentro da margem de erro da pesquisa.
Já Ciro Gomes (PDT) segue em trajetória de queda, com 39%. Em fevereiro, 56% dos ouvidos diziam não votar no pré-candidato "de jeito nenhum".
Aceitação dos pré-candidatos
A pesquisa também fez o levantamento da aceitação dos pré-candidatos.
Dos entrevistados, 43% disseram que Lula seria o "único em que votariam". Houve uma variação de 1% ponto percentual para baixo desde maio.
Jair Bolsonaro, por sua vez, é o segundo mais querido pelos eleitores, com 31%. Não houve variação.
Ciro Gomes também repete a taxa, sendo o "único em quem votaria" de 7% dos eleitores.
Tebet é a preferida de 5% dos ouvidos.
Pesquisa
Os dados da pesquisa foram coletados por ligações para celulares de telefones fixos.
Ao todo, foram realizadas entrevistas em 309 municípios para 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Comentários