BUSCAS

Quem é o indigenista Bruno Araújo Pereira, que desapareceu no Amazonas em expedição com jornalista Dom Phillips

O indigenista Bruno Araújo Pereira desapareceu em expedição com o jornalista Dom Phillips, no Amazonas

Flávio Oliveira
Flávio Oliveira
Publicado em 13/06/2022 às 9:36 | Atualizado em 14/06/2022 às 7:01
Notícia
Reprodução/Redes sociais
Corpo de Bruno Araújo Pereira foi encontrado hoje, 13/06, após oito dias de buscas - FOTO: Reprodução/Redes sociais

Na manhã desta segunda-feira (13), os corpos do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira foram encontrados, após ambos desaparecerem no Amazonas.

A informação foi divulgada pelo jornalista André Trigueiro, após a confirmação de Alessandra, esposa de Dom Phillips, de que os corpos haviam sido encontrados.

Antes, a esposa do jornalista britânico já havia feito um apelo às autoridades brasileiras a fim de chamar atenção para a situação.

O indigenista Bruno Araújo Pereira acompanhava o jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, em viagem pela terra indígena Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte, quando a equipe sumiu.

BRUNO ARAÚJO PEREIRA FUNAI

Na última década, Bruno Araújo Pereira foi o coordenador regional da Funai de Atalaia do Norte, Amazonas, justamente na área onde ele foi visto pela última vez. Ele saiu do cargo em 2016, durante um intenso conflito registrado entre povos isolados da região.

Já em 2018, Bruno tornou-se o coordenador-geral de Índios Isolados e de Recém Contatados da Fundação Nacional do Índio (Funai), quando chefiou a maior expedição para contato com índios isolados dos últimos 20 anos. 

Bruno Araújo e Dom Phillips foram vistos pela última vez no último domingo (5), no trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael e a sede Atalaia do Norte, no Amazonas.

De acordo com a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Bruno, que era servidor federal, recebia constantes ameaças. A entidade disse ao g1 que as ameaças vinham de madeireiros, garimpeiros e pescadores.

Com informações do g1

Comentários