Previsão do tempo

Chuva deve voltar com força nesta semana em Pernambuco; confira a previsão do tempo

De acordo com meteorologista da Apac, uma frente fria que passa pela Bahia deve causar instabilidades em Pernambuco; veja a previsão do tempo

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 13/06/2022 às 18:35
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Chuvas: Alerta laranja da Apac indica risco de moderado a alto para a população - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

A possibilidade de mais chuvas fortes durante esta semana deve deixar em alerta os moradores da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata.

A razão para isso é a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima, a Apac, da passagem de uma frente fria pelo sul da Bahia, próximo à divisa com Minas Gerais, que deve provocar chuvas em Pernambuco.

O meteorologista Fabiano Prestrêlo explica que a frente fria tende a avançar durante a semana: "Ela não chega a entrar em Pernambuco, porém manda algumas instabilidades para cá, nebulosidades também".

De acordo com ele, uma pequena queda nas temperaturas e mais chuvas devem ser provocadas pela massa de ar frio já a partir da quarta-feira (15).

Contudo, a precipitação é normal para esta época do ano, como explica o meteorologista. Segundo Fabiano, não há previsão de chuvas que se enquadrem como alerta vermelho.

Previsão do tempo da semana em Pernambuco

Na segunda-feira (13), a previsão é de que não haja chuvas em Pernambuco como um todo. Já na terça-feira (14), a situação é diferente: a previsão da Apac é de chuva fraca durante a madrugada e começo da manhã no Grande Recife e Zona da Mata.

Na quarta-feira (15), de acordo com a previsão, é de chuvas moderadas no Grande Recife e a Zona da Mata (Sul e Norte). A intensidade deve aumentar na quinta (16) e sexta (17), com possibilidade de precipitação moderada a forte.

No Agreste, as chuvas podem ter intensidade moderada na quarta, quinta e sexta. Já no Sertão, o nível deve ficar entre fraco e moderado nestes dias.

A chuva, caso seja moderada ou fraca a moderada "não chega a atrapalhar as atividades cotidianas, basta utilizar um guarda-chuva", explica Fabiano.

"As coisas começam a complicar quando ocorrem chuvas moderadas a fortes ou fortes, que provocam alagamentos e outros transtornos", conclui o especialista.

A agência espera por precipitações acima da média histórica em junho de 2022. No Grande Recife, a média histórica para o mês de junho é de 337,6 mm de chuva.

Nevoeiro

Maurício Menezes/Divulgação
Nevoeiro é mais comum durante a madrugada - Maurício Menezes/Divulgação

A ocorrência de nevoeiro e neblina deve ser maior nesta época do ano com as baixas temperaturas e chuvas aliadas à umidade alta e falta de ventos.

Exemplo disso é o nevoeiro registrado nesta segunda-feira (13) nos municípios do Recife, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

* Com informações da repórter Ana Maria Miranda, do JC Online

Maurício Menezes/Divulgação
Nevoeiro é mais comum durante a madrugada - FOTO:Maurício Menezes/Divulgação