Corpus Christi

CORPUS CHRISTI: Amanhã é feriado ou ponto facultativo? Como será o funcionamento dos bancos? Entenda e se organize

Corpus Christi é celebrado pelos católicos nesta quinta-feira (16 de junho); Confira se é feriado amanhã

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 15/06/2022 às 7:24 | Atualizado em 15/06/2022 às 7:30
Notícia
Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem
Procissão de Corpus Christi remonta caminho feito por Jesus para o Monte das Oliveiras - FOTO: Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem

O Corpus Christi é celebrado pelos católicos nesta quinta-feira, dia 16 de junho. A comemoração é marcada pela confecção de tapetes coloridos, por onde procissões passam em todo o país. Mas, afinal de contas, é feriado amanhã? Os bancos vão funcionar? Veja essas respostas.

CORPUS CHRISTI É FERIADO?

Não existe uma lei que indique o Corpus Christi é feriado nacional. Desta forma, cada cidade decide se decreta um feriado local ou ponto facultativo (quando as repartições têm autorização de abrir sem pagamento de multa). 

Em Pernambuco, por exemplo, o governo decretou ponto facultativo em todas as repartições estaduais. Tradicionalmente, isso acontece todos os anos,  uma vez que, no Estado, opta-se por se dar mais um dia de feriado no São João. 

.

A recomendação é que a população acesse os canais oficiais das prefeituras e governos estaduais de onde mora para checar se houve decreto de feriado para o Corpus Christi. 

BANCOS ABREM/FUNCIONAM NO CORPUS CHRISTI?

Não. De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), independentemente de haver feriado ou ponto facultativo, os bancos não vão abrir em nenhuma cidade do país na quinta-feira (16). Na sexta-feira (17), os bancos abrirão normalmente. 

Comentários