Corpus Christi

CORPUS CHRISTI: O que representa o feriado de Corpus Christi?

Veja tudo sobre a data que é comemorada nesta quinta-feira (16)

Luana Simões
Luana Simões
Publicado em 16/06/2022 às 9:25
Eduarda Cabral
Para os católicos, o dia de Corpus Christi celebra o "corpo de Cristo" - FOTO: Eduarda Cabral

O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. Em 2022, ela cairá na terceira quinta-feira do mês, no dia 16 de junho.

Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes.

Confira tudo sobre a data de Corpus Christi.

O QUE REPRESENTA O FERIADO DE CORPUS CHRISTI?

O feriado de Corpus Christi refere-se a uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica. O feriado foi feito para comemorar um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.

A Eucaristia é uma celebração da Igreja Católica para lembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. É também chamada de comunhão.

POR QUE CORPUS CHRISTI É SEMPRE NA QUINTA-FEIRA

A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. 

Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição.

A realização da eucaristia, o que Corpus Christi celebra, é uma referência à Última Ceia realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa. Essa foi última refeição que, de acordo com os cristãos, Jesus dividiu com seus apóstolos em Jerusalém antes de sua crucificação.

CORPUS CHRISTI É FERIADO OU PONTO FACULTATIVO

Corpus Christi é feriado apenas nos municípios que assim o determinam, uma vez que não é considerado feriado nacional.

Ou seja, no Brasil, Corpus Christi é ponto facultativo e pode ser feriado municipal. Isso significa que cada município deve estabelecer, através de decreto, se naquele ano o Corpus Christi será ou não feriado.

Alguns governos municipais e estaduais também decretam ponto facultativo na sexta-feira que sucede o feriado de Corpus Christi.

Capitais como Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Fortaleza e Salvador transformaram o Corpus Christi em feriado municipal. Já em capitais como Recife, São Luís, Florianópolis e Belém, por exemplo, não há legislação específica e a data é facultativa.

MENSAGENS DE CORPUS CHRISTI 

"Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." - Gálatas 2:20

"Estas duas dádivas – o lugar e o alimento – são tudo aquilo que precisamos para viver. São a alimentação e a morada definitivas. E ambas nos são dadas na Eucaristia." - Papa Francisco

"Ao abrir meus olhos no altar, vi o cálice sagrado com o sangue de Jesus e de dentro desse mesmo cálice subia majestosa eucaristia." - Anjos do Resgate

"Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que Ele venha." - Coríntios 11:26

"Esteja em comunhão e deixe a eucaristia alimentar a sua alma. Corpus Christi é adoração e redenção." - 42Frases