PIX Garantido

PIX PARCELADO: Nova modalidade do PIX vai servir como cartão de crédito, com juros mais baixos; veja como vai funcionar

Com nova modalidade do PIX, clientes vão poder parcelar pagamentos sem necessidade de cartão de crédito

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 22/06/2022 às 8:07 | Atualizado em 20/06/2023 às 8:39
Notícia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Novo sistema de pagamentos, PIX - FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O PIX é o principal meio de transferência de valores e pagamentos no país pela praticidade. Até maio deste ano, eram 128 milhões de usuários cadastrados, segundo o Banco Central. Em breve, o PIX pode ganhar uma nova modalidade, que vai permitir o parcelamento de pagamentos: o PIX Garantido. 

De acordo com especialistas, a ideia é que a população possa parcelar pagamentos, mesmo sem ter dinheiro em saldo. "O PIX Garantido vai funcionar como uma espécie de 'fiado estilizado'. Ao invés de pagar com o cartão de crédito, vai pagar com o PIX e vai ser um PIX agendado para 30, 60 ou 90 dias", explica o economista Breno Almeida. 

"Quando chegar no dia do dinheiro do pagamento, se você tiver dinheiro na conta, o dinheiro será debitado. Se não tiver dinheiro, o banco vai garantir o pagamento. Isso é mais um produto de crédito que os bancos vão oferecer", detalha Almeida. 

MENOS JUROS?

Um dos benefícios do PIX Garantido é a provável diminuição das taxas de juros cobradas pelos cartões de crédito. 

"O impacto principal é o aumento da competitividade no mercado de crédito. No catão de crédito, existe uma empresa que credencia o cartão, uma empresa que media o uso do cartão, o banco que é quem gerencia essa relação com o cliente. Na medida em que tem uma ferramenta mais simples, que tem um custo de transação menor, a tendência é que por um movimento de competitividade, a taxa de juros seja menor", diz Almeida.

Como fica o cartão de crédito?

"A majestade do cartão de crédito não será retirada tão rapidamente, até porque existem soluções tecnológicas e o limite de crédito que os bancos operam é algo que vai fazer com que o PIX Garantido vá se capilarizando no mercado, que as pessoas usem com mais frequência. Acredito que vai ter uma coexistência entre as duas ferramentas e quem vai ganhar é o consumidor"

Não há previsão para implementação do PIX garantido. 

Comentários