Briga por dinheiro

Dona das Lojas Pernambucanas está em coma, e família e amigos brigam por fortuna de R$ 2 bilhões; entenda caso que parece novela

Dona das Lojas Pernambucanas, Anita Harley sofreu AVC e ficou em coma sem deixar testamento; ex-funcionárias dizem que tinham relacionamento amoroso com patroa

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 04/07/2022 às 10:29 | Atualizado em 05/07/2022 às 9:38
Notícia
Reprodução
Dona das Lojas Pernambucanas não tem filho biológico, mas há quem brigue por fortuna - FOTO: Reprodução

Um caso da vida real que parece trama de novela das 9 se desenrola em torno da fortuna da principal acionista das Lojas Pernambucanas, Anita Harley, de 74 anos. A empresária está em coma há seis anos, mas, como nunca preparou um testamento, uma briga judicial envolvendo parentes, amigos e funcionárias tenta definir quem deve e merece cuidar da fortuna bilionária da idosa. Na briga, sobram acusações de tentativa de golpe e oportunismo para várias pessoas. 

O processo foi revelado pelo Fantástico, da TV Globo. Tudo começou quando Anita sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2016, entrando em coma logo em seguida. No coma, a paciente permanece viva, com sinais vitais, mas completamente inerte - seus olhos não abrem, ela não fala e nem se comunica, como num sono eterno. 

Por causa da condição, Cristine Rodrigues (ex-assessora da empresária) conseguiu na Justiça o direito de cuidar dos interesses de Anita, enquanto ela estiver em coma. Aí é que começa uma confusão:

.

Reprodução
Anita Harley e a ex-secretária da presidência das Pernambucanas, Cristine - Reprodução

Governanta diz que era esposa de Anita

É que, neste momento, surge Sônia Aparecida Soares, uma funcionária de Anita, que morou na casa da empresária por 20 anos.

Embora amigos e familiares da empresária digam que Sônia era apenas governanta da mansão, a mulher diz que, na verdade, era esposa de Anita e, por isso, quer o direito de cuidar da fortuna da dona das Lojas Pernambucanas.

No total, Anita tem 48% das ações do grupo que controla as Lojas Pernambucanas. São 470 lojas em 15 estados do Brasil, com 16 mil funcionários. A fortuna estimada é de R$ 2 bilhões.

GOLPE BILIONÁRIO?

Segundo Sônia, Cristine, a ex-assessora de Anita, trama um golpe para ficar com a fortuna que pertence à empresária. Por outro lado, Cristine contra-ataca e também acusa Sônia, afirmando que a governanta nunca teve um caso com Anita. 

Em seu favor, a ex-governanta mostrou à Justiça fotos que tentam provar que as duas mulheres viviam em um clima de família. O filho de Sônia, Arthur Miceli, é apontado, inclusive, como sendo filho adotivo de Anita - o que Cristine e alguns amigos e familiares da empresária negam. 

Para tentar provar que Anita cuidava de Arthur como filho, Sônia diz que a empresária pagou os estudos do rapaz e mostra fotos que seriam do menino ao lado da empresária.

Uma amiga de Anita disse ao Fantástico, no entanto, que as provas são falsas e que o menino que aparece nas imagens se trata de outra criança. Sobre o pagamento dos estudos de Arthur, amigos dizem que Anita o fez por generosidade.

Cristine também tenta provar união estável com Anita

No curso da briga judicial, Cristine também entrou com uma ação para reconhecer que tinha uma união estável com Anita. A revelação feita pelo Fantástico chocou familiares e amigos da empresária que disseram desconhecer que Cristine tivesse qualquer envolvimento amoroso com a ex-secretária do gabinete da presidência das Pernambucanas. 

Amigos de Anita dizem que "só um milagre" poderia fazer a empresária acordar novamente. Enquanto isso, a bilionária segue em coma, sem saber que futuro sua fortuna terá. 

.

Comentários