ELEIÇÕES 2022

Projeto para homenagear Michele Bolsonaro no Recife será votado nesta terça

Será votado nesta terça-feira (5) um projeto de Decreto Legislativo, na Câmara Municipal do Recife, para homenagear a primeira-dama Michele Bolsonaro

Augusto Tenório
Augusto Tenório
Publicado em 04/07/2022 às 14:04
Reprodução
Michelle Bolsonaro se pronunciou antes de Jair Bolsonaro (PL) - FOTO: Reprodução

Coluna de Jamildo - Será votado nesta terça-feira (5) um projeto de Decreto Legislativo, na Câmara Municipal do Recife, para homenagear a primeira-dama Michele Bolsonaro. Um outro texto, pra conceder homenagem ao presidente Jair Bolsonaro (PL), repercutiu na última semana, mas será retirado de pauta após uma reviravolta política.

O texto em questão, de número 34/2022, foi protocolado pela vereadora Michele Collins (PP), pré-candidata a deputada federal. Uma outra matéria das parlamentar, de número 33/2022, prevê homenagem ao ministro da Casa Civil Ciro Nogueira (PP-PI)

As matérias querem homenageá-los com a concessão da Medalha José Mariano, maior honraria da Câmara Municipal do Recife. Na cidade, a oposição vem se movimentando para reprovar o texto. A matéria sobre Nogueira só deve ser votada em agosto.

"Ela é uma grande defensora da causa das pessoas com deficiência e/ou com doenças raras, como também das pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre outras bandeiras", argumenta Michele Collins, no pedido para concessão da medalha a Michele Bolsonaro.

DIVULGAÇÃO
VEREADORA Para Michele Collins, colegas de esquerda dividem a bancada feminina da Câmara do Recife - DIVULGAÇÃO

Para ser aprovado, o projeto precisa de 24 votos favoráveis dos 39 vereadores do Recife. Rinaldo Júnior, líder do PSB, afirma que a base do partido, que conta com 12 parlamentares, votará contra. Além disso, vereadores do PT e do PSOL também se mobilizam para reprovar o texto.

O projeto obre Ciro Nogueira deverá ser votado somente em agosto. Collins defende a entrega da honraria "pelos relevantes serviços prestados ao Brasil, em especial, pela sua atuação no fortalecimento das políticas públicas nacionais". O senador é considerado líder do chamado 'centrão', que faz parte da base do Governo Bolsonaro.

Jair Bolsonaro sem homenagem na Câmara do Recife

Um outro projeto prevê a concessão da mesma homenagem ao presidente da República. O texto, porém, será retirado da pauta pelo vereador Dilson Batista.

É que seu partido, o Avante, apoia Lula (PT) em Pernambuco e faz parte da chapa de Marília Arraes (SD), pré-candidata ao Governo com pauta antibolsonaristas.

O projeto para homenagear Bolsonaro no Recife mobilizou a política local na última semana: Rinaldo Júnior mobilizou sua base para votar contra. A vereadora Liana Cirne (PT) fez pedido de vista, impedindo que o texto fosse votado na última semana.

A vereadora Dani Portela (PSOL), em tempo, segue fazendo alarde. Alerta que o texto ainda não foi retirado da votação. De acordo com apuração da coluna, Dilson só deve retirar o projeto da pauta nesta terça-feira (4).

DIVULGAÇÃO
VEREADORA Para Michele Collins, colegas de esquerda dividem a bancada feminina da Câmara do Recife - FOTO:DIVULGAÇÃO