COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Prefeitura do Recife convoca 600 novos professores temporários. Concurso público ainda é só promessa

Nomeação dos docentes saiu em edição extra do Diário Oficial desta terça-feira (05), que devem começar a lecionar nas escolas municipais de Recife a partir de agosto. Concurso é apenas promessa, por enquanto

Alice Lins
Alice Lins
Publicado em 06/07/2022 às 19:24
CHICO BEZERRA/ PJG
Professores da rede municipal de Jaboatão vão receber abono com dinheiro do Fundef em três parcelas - FOTO: CHICO BEZERRA/ PJG

Seiscentos novos professores atuarão na rede municipal de ensino do Recife a partir de agosto. Os contratos serão temporários. Eles participaram de seleção simplificada realizada pela prefeitura no final do ano passado. Nenhuma sinalização da gestão para realização de concurso público, por enquanto.

Na tarde desta terça-feira (05), o decreto autorizando a nomeação dos docentes foi assinado pelo prefeito João Campos e publicado em uma edição extra do Diário Oficial. 400 professores atuarão na área de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, 1º ao 5º ano, e 200 nas séries finais do fundamental, 6ª a 9ª série.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Fred Amancio, os docentes serão convocados, inicialmente, para a entrega e análise de documentação. “Devem chegar às nossas escolas e creches a partir de agosto”, diz Fred Amancio.

O processo seletivo foi realizado em uma única etapa, eliminatória e classificatória, abrangendo avaliação de experiência profissional e avaliação de títulos. Os salários são de R$ 4.603,50 para carga horária de 270 horas/aulas.

A rede municipal tem cerca de 6 mil professores efetivos e 95 mil alunos. Em janeiro deste ano, a gestão municipal já havia convocado 500 docentes que tinham participado da seleção simplificada.

SEM DATA DE CONCURSO PÚBLICO

O prefeito João Campos anunciou, em junho do ano passado, que faria concurso público para selecionar 1.300 professores para a rede municipal de Recife. Até agora, não se tem sinalização para o certame.

Em maio deste ano, durante o lançamento do programa EducaRecife Gestão, o prefeito afirmou que não desistiu do concurso, mas não deu prazo para a realização da seleção.

Uma comissão organizadora do concurso foi instituída em 19 de junho de 2021, conforme a portaria nº 037, publicada em Diário Oficial na mesma data.

Foi informado que o certame ofertará 1.300 vagas, sendo 1.100 para professores I, para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, com carga mensal de 145 h/a, e as outras 200 para professores II, para os anos finais do ensino fundamental, com carga horária de 100h/a.