Desenvolvimento econômico

Justiça ordena retomada do leilão das áreas do Estaleiro Atlântico Sul

Nesta segunda-feira (11), o blog de Jamildo mostrou que os filipinos usaram o mesmo instrumento legal que reclamavam para o processo de venda na Justiça de Ipojuca

JAMILDO MELO
JAMILDO MELO
Publicado em 12/07/2022 às 16:47 | Atualizado em 12/07/2022 às 17:22
ARNALDO CARVALHO
Estaleiro Atlântico Sul, em Suape mira o setor de eólica offshore. - FOTO: ARNALDO CARVALHO

A Justiça do estado de Pernambuco anunciou a retomada do leilão das áreas internas do Estaleiro Atlântico Sul, da cidade de Suape, o qual tinha sido suspenso pela solicitação do Tecon Suape na sema passada.

Nesta segunda-feira (11), o blog de Jamildo mostrou que os filipinos usaram o mesmo instrumento legal que reclamavam para o processo de venda na Justiça de Ipojuca.

"DETERMINO, ainda, que o processo competitivo de alienação da UPI Pré-Constituída B deverá ser retomado no prazo de até 05 (cinco) dias úteis, no estágio em que se encontrava no momento em que foi proferida a decisão ora revogada, garantido o direito de preferência do stalking horse, conforme previsto no edital".

"Nessa esteira, EXERÇO JUÍZO POSITIVO DE RETRATAÇÃO para revogar a decisão de id 21815387, proferida no Agravo de instrumento nº 0012227-71.2022.8.17.9000 e como consequência, restabeleço a eficácia da decisão de primeiro grau recorrida", afirmou Bartolomeu Bueno.

O leilão iria ocorrer na última quinta-feira (7), mas na véspera, com uma solicitação de um dos concorrentes, o Tecon Suape, o leilão foi suspenso

Disputa pelo gigante adormecido Suape

A única empresa habilitada, a APM Terminals, controlada pela Maersk, falou de seus planos para Suape em um artigo exclusivo para o blog, intitulado 'Suape é um gigante adormecido', na véspera do leilão adiado do Estaleiro Atlântico Sul.

O leilão foi suspenso a pedido do Tecon Suape, controlado pelos filipinos, em uma tentativa de barrar a compra de áreas pela empresa APM Terminals, subsidiária controlada pela Maersk, uma das maiores empresas de navegação do mundo.

Nesta terça-feira(12) o Tecon Suape opera um terminal público em Suape. Se comprar a área, a Maersk planeja instalar um terminal privativo, concorrendo com os filipinos.

PEDRO FERREIRA/ESTÚDIO LUMIX
CEO Nicole Mattar Haddad está à frente do redirecionamento de negócio do EAS, que está em Recuperação Judicial - FOTO:PEDRO FERREIRA/ESTÚDIO LUMIX