Saúde

Por que se sente calor na menopausa? Como saber se está na menopausa? Confira os sinais

Chamado de menopausa, o período da última menstruação é marcado por alguns sinais como secura vaginal e sensação de calor; veja os sintomas

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 26/07/2022 às 22:52 | Atualizado em 26/07/2022 às 23:33
Pixabay/Divulgação
Menopausa é marcada por alguns sintomas - FOTO: Pixabay/Divulgação

A menopausa é definitivamente um momento desconfortável para muitas mulheres. Isso porque vários sintomas, como a sensação de calor, secura vaginal e até mesmo depressão e insônia podem vir acompanhadas da fase.

Surgindo por volta dos 50 anos de idade, a menopausa é o nome dado à última menstruação. No entanto, a chegada dela só pode ser determinada após 12 meses sem sangramento.

Em alguns casos, contudo, a menopausa pode chegar antes dos 40 anos, sendo chamada de menopausa precoce. Nesta matéria, veja como ocorre, por que se sente calor durante a menopausa e como saber se esta fase chegou.

Como acontece a menopausa?

Por volta dos 45 e 55 anos de idade, ocorre uma fase chamada climatério, que compreende a transição entre a fase fértil e a menopausa. Os sintomas normalmente surgem durante essa fase.

Unsplash
Momento em que acontece a última menstruação é chamado de menopausa - Unsplash

É nesse momento que o ciclo menstrual se torna cada vez mais imprevisível, com menos frequência, até que eventualmente a mulher para de menstruar.

Além disso, dois importantes hormônios femininos, o estrogênio e a progesterona, tem sua produção reduzida de maneira significativa.

Como eu sei que estou entrando na menopausa?

Uma das principais formas de saber se está passando pelo climatério e, consequentemente, entrando na menopausa, é observando os sintomas dessa queda na produção dos hormônios.

Entre estes sinais estão:

  • fogachos, ou sensação de calor;
  • secura vaginal;
  • libido baixa;
  • desânimo;
  • insônia;
  • depressão;
  • dor durante as relações sexuais;
  • oscilações de humor; e
  • dificuldades de raciocinar.

Vale destacar que muitos desses sintomas são transitórios. Outros, por sua vez, sequer surgem em todas as mulheres que passam pela climatério.

Por que se sente calor na menopausa?

Os chamados fogachos, as ondas de calor durante a menopausa, são uma reação do cérebro por não estar recebendo estrogênio nas quantidades recebidas antes da fase.

Isso acontece pois o órgão possui receptores para o hormônio feminino e a falta dele gera efeitos nos neurônios e neurotransmissores do hipotálamo, parte do cérebro responsável pelo controle da temperatura.

* Com informações da Veja Saúde

Unsplash
Momento em que acontece a última menstruação é chamado de menopausa - FOTO:Unsplash