Benefício

AUXÍLIO BRASIL CANCELADO: como recuperar o cadastro ainda em agosto? Como atualizar informações do CadÚnico?

Algumas famílias podem ter o benefício cancelado nos próximos dias

Luana Simões
Luana Simões
Publicado em 01/08/2022 às 11:19 | Atualizado em 01/08/2022 às 11:26
Notícia
Montagem NE10
AUXÍLIO BRASIL VAI SER ANTECIPADO? Vou receber décimo terceiro do Auxílio Brasil? - FOTO: Montagem NE10

Em agosto, o Auxílio Brasil voltará a ser pago a todos os beneficiários. Neste mês, a parcela mínima virá com um aumento, passando de R$ 400 para R$ 600. O novo valor será pago somente até dezembro.

O benefício substitui o Bolsa Família e é pago a aproximadamente 18 milhões de famílias brasileiras e tem o objetivo de promover uma maior qualidade de vida a esses grupos.

Algumas famílias podem ter o benefício cancelado nos próximos dias. Isso porque o Ministério da Cidadania tem feito algumas exigências para que o benefício continue a ser liberado, uma delas é a atualização do Cadastro Único.

POR QUE AUXÍLIO BRASIL É CANCELADO? 

O Auxílio Brasil pode ser cancelado por diversos motivos. No entanto, o principal deles, e o mais recorrente, é a ausência ou desatualização de informação da família no CadÚnico, a base de dados do Governo.

Por essa razão, é muito importante que as famílias que recebem o Auxílio Brasil mantenham seus dados atualizados no sistema, assim é possível garantir o recebimento dos benefícios todos os meses.

Confira a seguir os motivos principais que levam ao cancelamento do Auxílio Brasil:

  • Grupo familiar com renda per capita acima de R$ 205,01;
  • Informações desatualizadas junto ao Cadastro Único (CadÚnico);
  • Crianças ou adolescentes que deixaram de comparecer a escola;
  • Alerta de fraudes no recebimento do benefício.

QUEM TEM DIREITO AO AUXÍLIO BRASIL?

  • Famílias em situação de extrema pobreza;
  • famílias em situação de pobreza; e
  • famílias em regra de emancipação

As famílias em situação de extrema pobreza são aquelas que possuem renda familiar mensal per capita de até R$ 105, e as em situação de pobreza com renda familiar mensal per capita entre R$ 105,01 e R$ 210,00.

COMO CONSULTAR O AUXÍLIO BRASIL? 

É possível consultar o Auxílio Brasil através do aplicativo ou site, informando CPF e senha do seu login gov.br.

Aqueles beneficiários que estão com os dados desatualizados desde os anos de 2016 e 2017 podem ter o Auxílio Brasil cancelado nos próximos dias, por isso devem realizar a atualização e averiguação do cadastro o quanto antes

O aplicativo do Auxílio Brasil traz diversos dados sobre a situação do benefício, como o extrato de pagamento de parcelas anteriores do Auxílio Brasil, lançamentos de parcelas futuras com data e valor do pagamento.

Além disso, também são enviados avisos gerais sobre o programa e informa quando o Auxílio Brasil foi bloqueado ou cancelado e os motivos que levaram a isso.

Veja como consultar se tem direito ao Auxílio Brasil

COMO BAIXAR O APLICATIVO AUXÍLIO BRASIL

1. Abra o menu do aparelho

2. Procure o ícone da loja de aplicativos do seu celular (para Android, acesse a Play Store e para iPhone, a Apple Store).

3. Na busca, digite Auxílio Brasil CAIXA

4. Toque no ícone com o nome Auxílio Brasil CAIXA (é importante verificar se o desenvolvedor é a Caixa Econômica Federal pelo GOV BR).

5. Toque em instalar e depois em aceitar e aguarde a instalação

6. Toque em abrir

COMO RECUPERAR CADASTRO DO AUXÍLIO BRASIL

Seu cadastro do Auxílio Brasil foi cancelado e você se encaixa nos grupos que possuem direito ao benefício? Ainda é possível recuperar sua conta.

Caso o usuário verifique que o Auxílio Brasil está cancelado ou bloqueado, é provável que ele deixe de receber o benefício de R$ 600 do programa que começará a ser pago no mês de agosto.

Então, para que isso não aconteça, o responsável familiar precisa fazer a atualização dos dados junto ao Cadastro Único. Portanto, deve comparecer ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo com todos os documentos dos familiares em mãos.

O Governo Federal estabeleceu alguns prazos para que esse processo de atualização aconteça. Veja:

  • Revisão cadastral – deve ser feita até o dia 14 de agosto
  • Averiguação cadastral – até o dia 12 de agosto.

QUAIS DOCUMENTOS LEVAR PARA RECUPERAR AUXÍLIO BRASIL?

  • O responsável familiar precisará levar o próprio título de eleitor ou CPF;
  • O comprovante de endereço é sugerido para não haver erros no ato do cadastramento;
  • Os demais membros da família devem ter um desses documentos: CPF, RG, certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de trabalho ou título de eleitor.

CALENDÁRIO AUXÍLIO BRASIL MÊS DE AGOSTO 2022

.
. - .

Comentários