dinheiro esquecido

SISTEMA VALORES A RECEBER: Quando segunda fase de consultas vai ser vai ser liberada? Confira últimas notícias sobre o SRV

O Sistema Valores a Receber foi anunciado pelo Banco Central em 2022.

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 08/08/2022 às 23:45 | Atualizado em 09/08/2022 às 0:08
MARCOS SANTOS/USP IMAGENS
Parcela do Auxílio Brasil é de R$ 600 até dezembro - FOTO: MARCOS SANTOS/USP IMAGENS

Apesar de já ter passado da data estabelecida para liberação da segunda fase da consulta Sistema de Valores a Receber (SVR), o Banco Central (BC) ainda não se pronunciou sobre esse feiito.

A primeira fase de consulta do "dinheiro esquecido” nos bancos durou até o mês de abril, quando o Sistema de Valores a Receber foi suspenso.

SISTEMA VALORES A RECEBER: Quando segunda fase de consultas vai ser vai ser liberada? Confira últimas notícias sobre o SRV

segunda fase da realização da consulta estava prevista para ter início em 2 de maio, mas a data foi adiada devido à greve dos servidores da instituição. A greve, no entanto, teve fim no dia 5 de julho.

QUANDO O BANCO CENTRAL VAI LIBERAR SEGUNDA FASE DE DINHEIRO ESQUECIDO?

Mesmo com o fim da greve, o Banco Central ainda não anunciou uma nova data para realizar a consulta do dinheiro esquecido.

Dessa forma, ainda não se sabe se o dinheiro esquecido ainda poderá ser consultado neste mês de agosto.

.

De acordo com o BC, o motivo da suspensão é que seriam implementadas melhorias para os cidadãos que estavam a procura de consultar os recursos esquecidos na segunda etapa.

"As consultas ao Sistema de Valores a Receber (SVR) estão temporariamente suspensas para aprimoramento", diz site do Banco.

Em continuação, o texto informa que a reabertura não deverá demorar para ocorrer. "Em breve, o Banco Central divulgará: a data de reabertura do sistema para novas consultas e resgate dos saldos existentes; e informações sobre valores de falecidos. Enquanto isso, estamos trabalhando em melhorias do SVR e na inclusão de novos valores", finaliza o comunicado.

DE ONDE VEM O DINHEIRO ESQUECIDO?

O dinheiro esquecido Banco Central tem origem de:

  • Contas-correntes ou de poupança encerradas, com saldo disponível;
  • Tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;
  • Recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados. 

Novas regras Valores a Receber

sistema Valores a Receber estabeleceu algumas mudanças após a conclusão da primeira fase de resgate. Veja quais são:

  • Não será preciso realizar agendamento. Portanto, o cidadão poderá pedir o resgate dos recursos no momento da primeira consulta;
  • O sistema contará com novas informações repassadas pelas instituições financeiras. Ou seja, quem não tinha valores a receber na primeira etapa deve consultar novamente o Sistema, pois os dados serão atualizados e pode haver novos recursos disponíveis.