Saúde

Em postagem, prefeitura de Sertânia sugere colocação de DIU em meninas de 11 anos

Nas redes sociais, prefeitura convoca mulheres de 11 a 59 anos de idade com vida sexualmente ativa para participar de campanha para receber método contraceptivo.

Max Augusto
Max Augusto
Publicado em 12/08/2022 às 12:56
Notícia
Reprodução/Pinterest
Útero feminino - FOTO: Reprodução/Pinterest

Uma postagem da secretaria de saúde de Sertânia, no sertão de Pernambuco, causou polêmica ao sugerir a instalação do Dispositivo Intrauterino (DIU) em meninas a partir dos 11 anos de idade. O método é eficaz contra a gravidez e muito utilizado em mulheres com vida sexual ativa. No entanto, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ato sexual com menores de 14 anos, mesmo com consentimento, configura estupro de vulnerável.

Acompanha a matéria completa na reportagem de Samuel Santos:

O que diz a prefeitura de Sertânia:

Sobre questionamentos em relação a ação de colocação do DIU em mulheres, realizada pela prefeitura de Sertânia, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que:

1. Segundo o Manual Técnico para profissionais de Saúde do Ministério da Saúde, não existe idade mínima para colocação do DIU – Dispositivo Intrauterino. Qualquer mulher com vida sexual ativa, da adolescência a menopausa, pode fazer uso do método contraceptivo, tido como eficaz, prático, seguro e livre de hormônios. O Guia de Vigilância Epidemiológica do Óbito Materno deixa claro, ainda, que em caso de investigação, são consideradas em idade fértil, mulheres de 10 a 49 anos.

2. O DIU é contraindicado apenas para mulheres com doenças inflamatórias pélvicas, infecções sexuais transmissíveis, miomas que distorçam a cavidade uterina, sangramento vaginal sem diagnóstico, malformações uterinas e estreitamento do canal do colo do útero, câncer do colo de útero e do endométrio.

3. Por fim, acrescenta que, mesmo com a autorização de colocação do DIU em adolescentes, todos os procedimentos realizados na última segunda-feira (08/08) no município foram em mulheres maiores de 18 anos.

Assessora de Comunicação do Governo Municipal de Sertânia

Comentários