Eleições 2022

CIRO NO JORNAL NACIONAL: veja falas sobre emprego, segurança e meio ambiente; confira

Ciro Gomes falou algumas de suas propostas de governo durante a entrevista ao JN.

Jones Johnson
Jones Johnson
Publicado em 24/08/2022 às 0:36
GLOBONEWS/REPRODUÇÃO
ELEIÇÃO Ciro Gomes é o segundo sabatinado pelo Jornal Nacional - FOTO: GLOBONEWS/REPRODUÇÃO

Nesta terça-feira (23), Ciro Gomes (PDT) é o entrevistado pelo Jornal Nacional. O pedetista foi o segundo candidato da série de entrevistas com os candidatos mais bem colocados nas pesquisas até agora divulgadas.

Ao fim  da entrevista de Ciro no Jornal Nacional, o candidato falou de suas propostas para o enfrentamento do desmatamento na Amazônia, de emergências climáticas e de políticas de emprego e segurança pública previstas em seu plano de governo.

Confira abaixo as principais propostas

Meio ambiente e emergências climáticas

  • zoneamento da Amazônia com definição de áreas de preservação ambiental e áreas onde será permitido realizar atividades econômicas;
  • educação ambiental dos amazônicas para uma nova lógica produtiva aliando desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente;
  • articulação entre União, Estados e Municípios para mapear áreas de risco e evitar desastres decorrentes de emergências climáticas, como as chuvas que atingiram Petrópolis e a Bahia.

Emprego

Ciro pretende gerar 5 milhões de empregos a partir de obras públicas de infraestrutura, que envolvem desde o mapeamento de áreas de risco a obras de saneamento básico e moradia.

Segurança Pública

Na segurança, Ciro fala em criar um sistema único de segurança pública, em federalizar o enfrentamento de facções criminosas, milícias e crimes de colarinho branco e utilizar bases tecnológicas e científicas para monitorar áreas com maior risco de crime com o auxílio de algoritmos.

De acordo com o candidato, já existem tecnologias que permitem prever áreas e horários com maior probabilidade de ocorrência de delitos, que permitiria a Polícia se antecipar.

Lei Anti-ganância

Ao final da entrevista, Ciro aproveitou para apresentar, em primeira-mão para o Jornal Nacional, uma proposta de Lei Anti-ganância, que não está em seu plano de governo.

A proposta é inspirada na experiência inglesa e estabelece que uma pessoa que tem uma dívida parcelada com juros e, no decorrer dos pagamentos chegue a duas vezes o valor contratado, tem sua dívida quitada.

Confira os comentários de Jamildo Melo para a entrevista de Ciro